Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA implanta a emissão de Diploma Digital

UNILA implanta a emissão de Diploma Digital

Os primeiros 87 diplomas foram emitidos neste mês de maio para egressos dos cursos de graduação
publicado: 27/05/2022 11h19, última modificação: 30/05/2022 15h14

A UNILA iniciou a emissão dos primeiros diplomas digitais neste mês de maio. A implantação da solução integrada com a plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade permite a emissão e o registro digital de diplomas e atende às novas normativas do Ministério da Educação quanto à modernização de documentações acadêmicas e, ainda, evita fraudes ao reforçar essa medida de segurança.

Os 87 primeiros diplomas, assim como as demandas futuras, passam a ser emitidos apenas na versão digital, representando uma alternativa mais segura, com recursos que permitem a validação e a conferência da autenticidade de forma online. Os futuros egressos não precisarão fazer nenhum procedimento para solicitação dos diplomas, já que a Divisão de Registro e Diplomação identifica a situação do discente e realiza os trâmites para a emissão do diploma digital. A adaptação a esse novo procedimento tem sido bem recebida por parte dos estudantes recém-graduados. Caso alguém sinta necessidade de obter uma cópia impressa do diploma, poderá fazê-lo a partir do documento disponibilizado.

O responsável pela Divisão de Sistemas, Fábio Martins, diz que a implantação do diploma digital diminuiu o tempo para a emissão do documento uma vez que automatizou os procedimentos administrativos relacionados à emissão, como, por exemplo, a criação automática do processo de registro de diploma, antes realizado de forma manual. Ele considera que a implantação do diploma digital na UNILA foi desafiadora. “Além das questões técnicas relacionadas ao projeto, houve muita expectativa da equipe de tecnologia da informação para a conclusão da implantação. Com o comprometimento das pessoas envolvidas conseguimos atingir nosso objetivo e, assim, nos tornamos uma das primeiras universidades a iniciar a emissão dos diplomas no formato digital”, afirma.

O Ministério da Educação lançou um site próprio para tirar dúvidas a respeito do Diploma Digital, em que apresenta o conceito, o histórico de implementação, as normativas sobre o tema e os canais de esclarecimento de dúvidas.