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Reconhecimento científico: cresce o número de docentes da UNILA com Bolsa-Produtividade do CNPq

Gradualmente, a UNILA vê crescer o número de docentes-pesquisadores contemplados pelas bolsas PQ, com bolsistas em todos os institutos da Universidade
publicado: 18/04/2024 17h10, última modificação: 19/04/2024 13h02

Gradualmente, a UNILA vê crescer o número de docentes-pesquisadores contemplados pelas bolsas PQ, com bolsistas em todos os institutos da Universidade que se destacam entre seus pares e são reconhecidos pela sua atuação nas mais diversas áreas do conhecimento. Neste ano de 2024, foi concedida bolsa PQ para a professora do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território ILATIT, Andréia Moassab, a qual teve seu projeto de pesquisa “Arquiteturas do sul: modos de morar das ruralidades de resistência não capitalistas na América Latina”, aprovado na Chamada Pública 09/2023, do CNPq, “como não estamos nas universidades centrais e mais consolidadas, não imaginava ser contemplada”, diz Andréia Moassab. A vigência da bolsa iniciou em março, e terá duração de 36 meses. 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional. Entre as diversas modalidades, se destaca a Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ, concedida para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Saberes técnico-construtivos e a organização do comum na América Latina

Em seu projeto de pesquisa na área de Fundamentos da Arquitetura, Andreia Moassab questiona: “O que os modos de morar do Movimento Zapatista, no México; a moradia dos dos Garífunas, em Honduras; dos Mayas, na Guatemala; dos Kichwa, no Equador; Mapuche, no Chile; ou dos Yungas, na Bolívia, podem nos ensinar sobre saberes técnico-construtivos e sobre a organização do comum na América Latina?”. A pesquisa em arquitetura aponta que a inovação, com base numa relação menos predatória do ambiente, virá, certamente, de uma relação de aprendizado com as comunidades ancestrais. 

É justamente no sentido de registrar e divulgar tais saberes técnico-construtivos originários ou deles tributários que minha proposta de pesquisa se insere”, afirma a docente-pesquisadora. Entre os méritos da seleção do seu projeto, Andreia afirma que “os avaliadores do CNPq destacaram a amplitude da sua atuação como pesquisadora, orientadora, docente de graduação e pós-graduação, difusora de conhecimento, e gestora acadêmica”.

Reconhecimento científico para docentes-pesquisadores da UNILA

Além de Andreia Moassab, na lista de docentes contemplados com a bolsa produtividade PQ na UNILA, constam Edna Possan e André Jacomel Torii, que tiveram seus projetos reconhecidos em 2020. No biênio seguinte, Antonio Rediver Guizzo, Mariana Cortez, Ramon Blanco e Wellington Francisco. E em 2023, foi a vez de Maria das Graças Cleophas.

O coordenador do Mestrado em Relações Internacionais - PGRI, Ramon Blanco, bolsista PQ-2, na área de Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz, desde 2022, reitera que a concessão da bolsa-produtividade “é um indicativo do grande reconhecimento que um professor ou professora recebe de seus pares em sua respectiva área. Somos apenas 9 bolsistas PQ na UNILA, entre todos os docentes da Universidade. Ainda é um número muito pequeno, contudo, está em crescimento”.

Para a professora de Química e atual Chefe da Coordenadoria de Extensão - COEX, Maria das Graças Cleophas, “as bolsas - produtividade são fundamentais para reconhecer e incentivar os talentos que estão movendo as fronteiras do conhecimento. Principalmente para valorizar as mulheres nestes espaços, o que não é apenas uma questão de equidade; é uma questão de excelência científica que demonstra o impacto positivo das mulheres unileiras num cenário científico nacional”, afirma. Edna Possan, da área de Engenharia, reforça que no caso das mulheres bolsistas “a luta é complicada, complexa e difícil, a gente tem que batalhar para que mais mulheres consigam este reconhecimento”. 

Com relação à participação de pesquisadores da UNILA nestas chamadas públicas, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação-PRPPG da UNILA, Laura Fortes, enfatiza “o crescimento contínuo de bolsistas indica a boa qualificação do nosso quadro docente no processo de produção do conhecimento e na formação de recursos humanos de qualidade”. Este dado é também motivo de comemoração para os professores e professoras: “penso que é uma excelente notícia que precisa ser celebrada e compartilhada entre nossa comunidade!”, afirma Ramon Blanco. A professora Andreia Moassab destaca a importância do corpo docente submeter seus projetos às futuras chamadas públicas do CNPq, pois “muitos docentes da casa podem ter chances de serem contemplados”, recomenda Moassab. 

Conheça os e as bolsistas-produtividade do quadro docente efetivo da UNILA: