Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA discute proposta orçamentária de 2025 em audiência pública

UNILA discute proposta orçamentária de 2025 em audiência pública

Em evento realizado nesta quarta-feira (18), comunidade acadêmica debateu alocação de recursos e iniciou votação das ações do Orçamento Participativo
publicado: 19/09/2024 14h00, última modificação: 19/09/2024 14h00

Na quarta-feira (18), a UNILA promoveu uma audiência pública para discutir a proposta orçamentária da instituição para o ano de 2025. O evento teve como foco o debate sobre a alocação de recursos e a apresentação das propostas enviadas pela comunidade acadêmica ao Orçamento Participativo, cuja fase de votação foi aberta durante a audiência. O orçamento da Universidade ainda passará por avaliação do Conselho Universitário no mês de novembro.

Acesse as propostas do Orçamento Participativo 2025. Para votar, clique aqui (necessário login institucional)

Promovida pela Reitoria e pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN), a audiência reuniu parte da comunidade acadêmica com o intuito de promover um diálogo transparente sobre como os recursos da Universidade serão distribuídos no próximo ano. Durante o encontro, foram apresentados projetos submetidos por diferentes cursos de graduação e programas de pós-graduação que concorrerão à verba do Orçamento Participativo 2025, uma iniciativa que visa democratizar as decisões orçamentárias da UNILA.

A reitora Diana Araujo Pereira destacou a importância da participação da comunidade universitária no processo de planejamento orçamentário. "A participação da comunidade na programação orçamentária se efetiva nos espaços e dinâmicas estabelecidos pelo planejamento institucional, abertos para promover a participação com equidade. Portanto, além de uma metodologia participativa, é necessário o comprometimento da comunidade acadêmica em participar, trazer suas problemáticas e projetos e assim, coletivamente, refletir sobre a destinação dos recursos, tendo sempre como prioridade a necessidade de consolidar a pesquisa, o ensino, a extensão e a inovação em nossa Universidade", afirmou.

Já o pró-reitor da PROPLAN, Giuliano Silveira Derrosso, reforçou a importância do Orçamento Participativo como um instrumento de fortalecimento institucional. Ele também explicou o funcionamento do Orçamento Participativo e a relevância de envolver os cursos de graduação e pós-graduação no processo. "Cada curso no seu colegiado debateu o que seria uma ação estruturante importante para executar e que precisaria de recursos. Agora, essas propostas serão avaliadas pela comunidade em votação direta, e as dez mais votadas receberão recursos no próximo ano", salientou.

Entre as propostas enviadas estão a aquisição de novos equipamentos, a realização de eventos acadêmicos e a estruturação de laboratórios, refletindo as necessidades e prioridades de cada curso. A iniciativa, que já foi aplicada em 2024, trouxe impactos positivos, segundo Derrosso: "O orçamento participativo mexe diretamente com docentes e discentes, sendo uma forma de colocarmos recursos em ações diretas dos cursos e programas. Esperamos continuar fortalecendo esse modelo em 2025".

Votação do Orçamento Participativo

A fase de votação eletrônica das propostas do Orçamento Participativo UNILA 2025 ficará aberta de 18 a 28 de setembro via formulário eletrônico. Toda a comunidade acadêmica pode votar em até três propostas. A lista das propostas que concorrem no Orçamento Participativo 2025 está disponível no Edital 02/2024.

As dez ações mais votadas e que receberão recursos em 2025 serão anunciadas no dia 29 de setembro. A aprovação final do orçamento pelo Conselho Universitário está prevista para novembro de 2024.