Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA coordena pesquisa nacional que irá mapear e propor políticas de ações afirmativas na pós-graduação
conteúdo

Pesquisa

UNILA coordena pesquisa nacional que irá mapear e propor políticas de ações afirmativas na pós-graduação

Projeto, que conta com a participação de 23 instituições e programas de pós-graduação das Humanidades, foi contemplado com R$ 450 mil em edital da Capes
publicado: 08/05/2023 10h06, última modificação: 08/05/2023 10h06

O projeto "A alteridade no Sistema Nacional de Pós-Graduação: mapeando e problematizando a diversidade nas Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALAA) Brasileiras" foi contemplado por um edital da Capes e irá receber R$ 450 mil para a realização de pesquisas. Coordenado pelos docentes Ramon Blanco e Lucas Mesquita, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNILA (PPGRI), o projeto conta com a participação de representantes de 23 instituições de ensino superior e 16 programas de pós-graduação de todas as regiões do país. O grupo pretende analisar as ações afirmativas de todos os PPGs desse campo do conhecimento, com o objetivo de dar subsídio para adequação e criação de políticas públicas que ampliem a diversidade.

O projeto é desenvolvido junto ao Fórum de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, entidade que reúne distintas associações acadêmico-científicas. “Dessa análise, esperamos que resulte, por um lado, em um histórico mapeamento acerca do tema no país e, por outro lado, em um robusto subsídio para adequações, ajustes e proposições de políticas públicas e novas ações afirmativas para a pós-graduação stricto sensu no campo das Humanidades brasileiras”, destacou o professor Ramon Blanco.

De acordo com o docente, este é um projeto estratégico para a Capes. “Isso coloca o PPGRI-UNILA no centro desse debate em âmbito nacional e também com posição estratégica na proposição de políticas públicas e de novas ações afirmativas para a pós-graduação stricto sensu”, explicou Blanco.

O recurso destinado pela Capes será utilizado para bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, viabilização de pesquisas de campo e organização de reuniões de trabalho entre a equipe.