Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA abre seleção para o preenchimento de 665 vagas em 26 cursos de graduação
conteúdo

Processo Seletivo

UNILA abre seleção para o preenchimento de 665 vagas em 26 cursos de graduação

Inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Remanescentes são gratuitas e seguem até dia 21 de maio
publicado: 10/05/2023 13h09, última modificação: 12/05/2023 17h23

Estudantes que concluíram o Ensino Médio e fizeram o Enem entre 2018 e 2022 têm mais uma chance de concorrer a uma vaga na UNILA. Estão abertas, até 21 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Remanescentes. São ofertadas 665 vagas em 26 cursos de graduação. As normas, quadro de vagas e link para inscrição estão no edital PROGRAD 86/2023

As vagas ofertadas são aquelas que não foram preenchidas depois de convocados todos os candidatos em lista de espera do Sisu/2023; as decorrentes de cancelamentos antes do início do curso; e as não preenchidas no Processo Seletivo Internacional. A UNILA não adotará reserva de vagas para políticas afirmativas neste processo seletivo, visto que as vagas já foram remanejadas no Processo Seletivo Sisu 2023. 

Como concorrer às Vagas Remanescentes

O candidato não pode ter obtido nota zero na prova de redação. Também não podem ser usadas notas de prova da qual o candidato participou como treineiro. Em caso de empate, será dada prioridade de matrícula ao candidato que comprove ter renda familiar inferior a dez salários-mínimos, ou ao de menor renda familiar.

Pelo segundo ano, o curso de Música também participará dessa modalidade de processo seletivo. Para se candidatar, além dos documento exigidos no edital e da carta de apresentação, é preciso encaminhar um vídeo (prova de habilidades específicas) com uma apresentação musical, conforme descrito no edital.

O maior número de vagas são ofertadas para os cursos de Geografia - Bacharelado (39 vagas), História - América Latina (39 vagas), Filosofia – Licenciatura (37 vagas), Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (35 vagas) e Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana (34 vagas). O curso de Medicina não está sendo contemplado neste processo seletivo porque ainda há inscritos em lista de espera do Sisu 2023.

Os candidatos podem realizar a inscrição com até duas opções de cursos. A classificação será feita com base na média aritmética simples dos resultados obtidos nas provas objetivas e na redação do Enem (da edição escolhida pelo candidato), com exceção do curso de Música.

Faça aqui a sua inscrição

Para os novos ingressantes

A divulgação do resultado preliminar de classificação está programada para o dia 28 de maio (data provável). Após a divulgação do resultado final, os candidatos selecionados devem realizar, de 3 a 11 de junho, o pré-cadastro on-line, fase considerada obrigatória para todos os que participarem dessa seleção. De acordo com o calendário acadêmico, as aulas estão programadas para iniciar no dia 3 de julho. Ao se inscrever para participar do processo seletivo, o candidato deve estar ciente de que, se aprovado, poderá ingressar após o início do período letivo, por se tratar de vagas que foram preenchidas após os demais processos seletivos.