Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A “Beleza Pode Curar”, de Fayga Ostrower, retorna à UNILA

A “Beleza Pode Curar”, de Fayga Ostrower, retorna à UNILA

Acervo com 23 obras, que estava sob a guarda do Museu de Arte de Cascavel, será exposto em pontos estratégicos da UNILA
publicado: 13/08/2024 17h25, última modificação: 13/08/2024 20h25
Exibir carrossel de imagens Antônio Machado, coordenador do Museu de Arte de Cascavel, repassa as obras de Fayga Ostrower à coordenadora do MUD, Michele Dacas

A montagem de duas obras no gabinete da Reitoria, nesta terça-feira (13), simbolizou a volta à UNILA de parte de “A beleza pode curar”, acervo de obras da artista polaco-brasileira Fayga Ostrower que estava resguardado no Museu de Arte de Cascavel (MAC). A devolução do conjunto de 23 obras, que fazem parte deste primeiro patrimônio material da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ocorreu em 2 de agosto, com a entrega formal às coordenadoras do Museu Digital da UNILA (MUD), Michele Dacas, e da BIUNILA, Suzana Mingorance, na sede do MAC.

coordenadores
Suzana Mingorance (BIUNILA), Machado (MAC) e Michele Dacas (MUD) mostram obras do acervo “A Beleza Pode Curar”

Enquanto esteve sob a guarda do MAC, as obras passaram uma longa temporada expostas nesse espaço de preservação histórica, que mantém uma parceria com o MUD há cerca de três anos. “Esse acordo de cooperação com a UNILA começou a ser alinhavado em 2021, e acabamos assinando em 2022. De lá para cá, essas obras vieram para o espaço para a guarda dessas 23 obras, que foram exibidas em uma exposição que teve também a participação de outra artista brasileira, Elizabeth Titton", disse Antônio Carlos Machado, coordenador do Museu de Arte de Cascavel.

reitoria
Duas obras de Fayga Ostrower estão expostas no gabinete da Reitoria desde esta terça (13)

Destacada gravadora, pintora e teórica da arte, Fayga Ostrower, nascida em 1920, na Polônia, emigrou para o Brasil em 1934. Suas obras impressas em papel, especialmente gravuras e aquarelas, são notáveis por sua precisão técnica e riqueza de texturas.

O acervo “A Beleza Pode Curar” foi criado a partir das obras doadas em 2021 pelo Instituto Fayga Ostrower, localizado no Rio de Janeiro, como parte das comemorações do centenário da artista e conta com obras variadas: gravuras, pôsteres e publicações que podem ser vistas na página do Museu Digital da UNILA.

"A arte é uma forma de crescimento para a liberdade, um caminho para a vida." — Fayga Ostrower.

Caminho da arte e vida estudantil

Recebe_obras

A parceria entre a UNILA e o MAC serve como uma ponte não só entre a Universidade e o museu, mas também entre Foz do Iguaçu e Cascavel, onde pode crescer o sentimento artístico latino-americano. “A importância dessa cooperação técnica é um espaço de conhecimento informal e de pesquisa sobre a memória. É um encontro com a academia, com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que expande esse território tanto de Cascavel para Foz, quanto de Foz para a América Latina, trazendo essa aproximação das fronteiras”, contextualizou Machado.

Agora que as obras estão de volta, além da Reitoria elas serão expostas em diferentes espaços da Universidade, como o Restaurante Universitário – que está a poucos meses de celebrar o primeiro ano de atendimento – e o auditório do JU. A intenção é incentivar a criatividade dos estudantes, expondo memórias e culturas latino-americanas e, assim, transformar suas vidas por meio da arte. O material bibliográfico permanecerá na BIUNILA.

Assista ao vídeo dedicado à vida e à obra de Fayga Ostrower no canal oficial da UNILA no YouTube.