Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do PIBID UNILA se destaca com a melhor nota entre as universidades da região Sul

Ensino

Com a aprovação na CAPES, Universidade assegura mais recursos para a formação de professores entre 2024 e 2026
publicado: 10/10/2024 14h47, última modificação: 10/10/2024 17h58

A UNILA obteve a 16ª posição no processo seletivo da CAPES para a nova edição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que será implementado entre os anos de 2024 e 2026. Com uma pontuação de 295, a UNILA alcançou a melhor colocação entre as instituições de ensino superior do Paraná e da região Sul. No total, 280 universidades participaram da seleção.

A classificação permite que a Universidade acesse cerca de R$ 5 milhões para investir na formação de professores ao longo dos próximos dois anos. Os recursos serão aplicados em bolsas para estudantes de licenciatura, que atuarão em escolas públicas da região; para docentes da UNILA, que orientarão e acompanharão as atividades dos bolsistas; e para professores das escolas públicas, que supervisionarão os estudantes no ambiente escolar.

“A experiência acumulada nos PIBIDs anteriores, e também no Residência Pedagógica, assim como a qualidade da equipe de coordenadores e coordenadoras e do apoio institucional da Pró-Reitoria de Graduação, permitiram criar um projeto muito bem alinhado internamente e também voltado às especificidades da UNILA e da tríplice fronteira, o que certamente foi decisivo na avaliação do programa", explicou o coordenador institucional do PIBID na UNILA, professor Eder Cristiano de Souza.

Os próximos passos envolvem a seleção de bolsistas dos cursos de licenciatura da UNILA, a formalização de parcerias com escolas públicas e a escolha de docentes supervisores que acompanharão o programa no âmbito da educação básica.

O programa

O PIBID faz parte de uma política governamental de formação de docentes em nível superior, valorização do magistério e, melhoria da qualidade da educação básica, que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (via Decreto n.º 7.219/2010 e Portaria 096/2013). Criado em 2007, o Programa tem o objetivo de inserir os estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando oportunidades de participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

“O contato permanente com a escola ao longo do processo de formação permite ao licenciando a vivência de experiências muito relevantes para sua formação. Essas experiências envolvem planejar o ensino, lidar com os desafios da prática e, especialmente, mobilizar os conhecimentos adquiridos na universidade, adequando-os ao campo da didática. Certamente, esse processo forma professores e professoras mais bem preparados para as exigências cada vez mais complexas no campo de trabalho da educação básica”, afirmou Souza.

Equipe na UNILA

Além do professor Eder Cristiano de Souza, fazem parte do PIBID UNILA os docentes coordenadores de área Marcelo Augusto Rocha, Márcia Regina Becker, Maria Elizabete Rambo Kochhann, Mariana Cortez, Mariléia Silva dos Reis, Rogério Gimenes de Campos, Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva, Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira, Tiago Costa Sanches e Valdiney da Costa Lobo, além do técnico em Assuntos Educacionais, José Fernando Schuck, que acompanha o programa no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação.