Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquitetura comunitária em debate na Fronteira
conteúdo

Pesquisa

Arquitetura comunitária em debate na Fronteira

Pela primeira vez no Brasil, ELAC discutirá práticas de autonomia construtiva e tecnologias sociais no habitat latino-americano
publicado: 09/10/2024 10h47, última modificação: 09/10/2024 10h47

Foz do Iguaçu sediará, de 14 a 18 de outubro, o 6º Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária (ELAC). O evento será realizado na UNILA com atividades práticas e teóricas no campus Integração, no Jardim Universitário e no Itaipu Parquetec (antigo PTI). O Encontro  tem como objetivo refletir sobre as tecnologias sociais e autonomia construtiva no habitat latino-Americano. 

As inscrições estão abertas até o dia 14 de outubro e devem ser realizadas no site do evento. Entre as temáticas que serão abordadas estão: Arquitetura de terra como caminho popular sustentável; Periferias e movimento de moradia; 3) Paisagem e espaço exterior doméstico; Ruralidades e pequenas e médias cidades; Diálogos arquitetura, arte e cinema comunitários; e Ensino e extensão universitária.

Organização

O 6º Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária (ELAC) é organizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (MALOCA). A organização também conta com os movimentos sociais e povos tradicionais Afoxé Ogún Fúnmilaiyó, Quilombo Apepu, Ocupação Bubas, Assentamento Antônio Companheiro Tavares do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e com a produção de Ñanduti Cine. 

O evento tem o patrocínio da Itaipu Binacional e da Itaipu Parquetec, e conta com o apoio da UNILA, de movimentos sociais e de entidades da arquitetura: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SINDARQ-PR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAUBR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAUPR).