Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA assina acordos com a Flacso para fortalecer pós-graduação
conteúdo

Institucional

UNILA assina acordos com a Flacso para fortalecer pós-graduação

A Flacso é um organismo internacional com o objetivo de promover o ensino e a pesquisa no campo das Ciências Sociais na América Latina e Caribe
publicado: 19/03/2025 18h31, última modificação: 25/03/2025 08h43
Exibir carrossel de imagens Moises Bonfim/UNILA Equipes da Flacso e UNILA discutem ações de trabalho

Equipes da Flacso e UNILA discutem ações de trabalho

A UNILA e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) assinaram acordos de cooperação internacional com o objetivo de promover a geração e disseminação do conhecimento e o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa relacionadas com os processos de integração da América Latina e Caribe. A cerimônia de assinatura foi realizada nesta segunda-feira (17), na Reitoria, e contou com a participação de equipes das duas instituições.

Fundada em 1957, a Flacso é um órgão intergovernamental, multilateral, regional, autônomo, acadêmico, técnico e pluralista, que visa a formação na pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados), e constituído por 18 Estados membros da América Latina e Caribe e 2 países observadores extrarregionais. A missão da Flacso é promover o ensino e a pesquisa no campo das Ciências Sociais, sobre e a partir da América Latina e Caribe, ampliando o debate para além das fronteiras regionais.

A Flacso possui 13 sedes acadêmicas e atua em parceria com instituições de ensino superior de seus países membros. O sistema conta com mais de 100 programas de pós-graduação, totalizando quase 2 mil acadêmicos, professores e pesquisadores e chegando a mais de 300 novas pesquisas a cada ano. No total, mais de 20 mil pessoas foram pós-graduadas pelo sistema.

A secretária geral da Flacso, Rebecca Forattini Lemos Igreja, disse que a assinatura do acordo e a parceria com a UNILA são um passo fundamental para fortalecer a cooperação técnica, o ensino e pesquisa na América Latina. "Este acordo simboliza o comprometimento de ambas as instituições em construir conhecimento e promover iniciativas que contribuam para a integração e o desenvolvimento regionais", afirmou.

A reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira, destacou a similaridade das missões da UNILA e da Flacso na busca de produção de conhecimento na América Latina e Caribe. “A Flacso é um organismo internacional e tem toda uma expertise como instituição para a captação de recursos internacionais, para cooperação técnica internacional. E isso é muito coerente com a missão da nossa universidade e pode nos levar para um outro nível em termos de cooperação técnica.” 

Rebecca Igreja explica que, com o acordo, a intenção é que a UNILA possa fortalecer a presença do Brasil na Flacso. “O acordo que nós assinamos é para que, por um lado, a UNILA nos apoie para que o Brasil esteja mais presente no organismo, do qual o país é um contribuidor fundamental desde a sua fundação e, por outro lado, nós oferecemos essa rede de 18 países latino-americanos e caribenhos”, disse. “A ideia é poder trabalhar projetos comuns de intercâmbio, de mobilidade, de cooperação com pesquisa entre as duas instituições.”

A pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da UNILA, Suellen Péres de Oliveira, explica que a parceria com a Flacso teve a atuação do Ministério da Educação. “Essa parceria só foi possível ser concretizada porque a assessoria internacional do Ministério da Educação propôs e ajudou nessa aproximação. Essa é uma parceria estratégica para política educativa e para as diretrizes de internacionalização do Ministério da Educação”, comenta.

Ela salienta que essa aproximação está nas metas da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT), desde sua criação. “A Flacso é um organismo multilateral, pertence às Nações Unidas, e tem o objetivo de construir o pensamento de América Latina a partir das Ciências Sociais”, pontua. “A Flacso inspirou a criação da Unila também. A comissão de implantação, com certeza, se inspirou muito na Flacso.”

Reuniões de trabalho

As discussões entre as equipes da Flacso e da UNILA foram realizadas em dois dias de trabalho. Foram firmados acordos prevendo a cooperação técnica entre as instituições; a construção de programas de pós-graduação conjuntos; o intercâmbio de estudantes de pós-graduação; e a criação de uma cátedra com o objetivo de fortalecer as relações acadêmicas, técnicas, diplomáticas e culturais com o mundo árabe.

Suellen Oliveira explica que as negociações e tratativas com a Flacso tiveram início há quase um ano. “Essa reunião foi muito produtiva. Assinamos vários acordos em todas as áreas de atuação da Flacso”, disse. Para a execução das ações propostas nos acordos, foram elaborados planos de trabalho e formados grupos, com coordenações específicas, explica Suellen. “Esperamos, em breve, poder compartilhar com a comunidade algumas das ações dessa cooperação.”

“A parceria nos permitirá avançar na internacionalização da UNILA na América Latina. E superar muitos gargalos que temos”, pontua, lembrando que uma das dificuldades é o reconhecimento de diplomas nos países de origem de muitos egressos. ”Para nós, é muito importante aprender com a Flacso, que já tem histórico de atuação nesses 18 países e uma tradição histórica de reconhecimento internacional de diplomas e experiência de emissão de diplomas conjuntos.”

Além de Rebecca Igreja, a equipe da Flacso foi composta pela diretora regional de Pesquisa e Cooperação Técnica, Nathalia Vince Esgalha Fernandes; o diretor regional de Finanças e Administração, Esteban Zolezzi; a diretora da Flacso Brasil, Rita Gomes do Nascimento; a coordenadora acadêmica da Flacso Brasil, Julia Maurmann Ximenes; o coordenador de Projetos da Flacso Paraguay, Rodolfo José Elias Acosta; e o coordenador de Pesquisa da Flacso Paraguai, Gustavo Ariel Setrini.


Fotos: Moisés do Nascimento Bonfim