Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA abre seleção para Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos
conteúdo

Processo Seletivo

UNILA abre seleção para Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos

São ofertadas 22 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, para ingresso em março de 2026
publicado: 27/06/2025 13h08, última modificação: 02/07/2025 09h28

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da UNILA está com inscrições abertas para o processo seletivo de alunos regulares, com ingresso previsto para março de 2026. São ofertadas 22 vagas, voltadas a pessoas interessadas em aprofundar pesquisas sobre temas relacionados à América Latina.

 As informações completas sobre a seleção estão no Edital 15/2025

O primeiro passo da inscrição é obter uma carta de aceite de um dos docentes do programa, que deve ser solicitada até 10 de agosto. Depois os candidatos devem se inscrever, até 3 de setembro, por meio do Sistema SIGAA.  

O processo seletivo é dividido em duas etapas: análise do projeto de pesquisa e entrevista online. Para se inscrever, é necessário ter graduação completa em qualquer área do conhecimento até fevereiro de 2026. 

Das 22 vagas, 11 são destinadas à ampla concorrência e 11 a ações afirmativas, contemplando pessoas negras, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas trans, refugiadas, solicitantes de refúgio ou portadoras de visto humanitário.

O mestrado é presencial e interdisciplinar, organizado em três linhas de pesquisa: Práticas e Saberes; Trânsitos Culturais e Fronteiras, Diásporas e Mediações.

O PPGIELA adota uma perspectiva interdisciplinar e opera com categorias de observação de grupos, comunidades e temáticas inovadoras, com o objetivo de produzir um pensamento crítico sobre os problemas sociais e culturais da América Latina, analisados em suas dimensões históricas e espaciais. As pesquisas desenvolvidas no PPGIELA têm como foco os âmbitos sociais, políticos e culturais, buscando questionar as categorias tradicionais dos campos do saber e compreender práticas sociais que envolvem redes de memória e seus processos de transformação, fragmentação e descontinuidade.

Mais informações no site do PPGIELA.