Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA abre consulta pública para a elaboração do Plano de Dados Abertos

UNILA abre consulta pública para a elaboração do Plano de Dados Abertos

Resultado desse processo embasará quais grupos de informações devem ser priorizados para disponibilização em formato aberto
publicado: 29/01/2019 17h00, última modificação: 30/01/2019 14h20

A UNILA abriu, nesta terça-feira (29), o período para consulta pública sobre o inventário de suas bases de dados, com informações acadêmicas e administrativas. A consulta pública atende aos requisitos do Decreto 8.777/2016 - que institui a política de dados abertos do poder executivo federal – e irá contribuir para a elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA) da Universidade. O questionário da consulta pública, disponível em unila.edu.br/consulta-pda, pode ser respondido até o dia 3 de fevereiro. O inventário de conjuntos de dados da UNILA e o edital que estabelece a consulta podem ser acessados em em portal.unila.edu.br/dados-abertos.

O inventário está dividido em 11 grupos: Ensino; Extensão; Pesquisa; Processos e Contratos Administrativos; Infraestrutura e Patrimônio; Editora; Orçamento e Finanças; Pessoal; Bolsas e Financiamento; Auxílios Estudantis; e Biblioteca. O resultado da consulta direcionará a priorização de divulgação em dados abertos dos grupos considerados mais relevantes pela comunidade.

“Esse processo faz com que a Universidade aja por meio de transparência ativa e que ela não seja transparente apenas de maneira reativa, quando chegam os pedidos de informação. Assim, a instituição se dispõe antecipadamente a fornecer os dados que são relevantes para a sociedade, o que garante mais autonomia para quem busca a informação”, afirma o relações públicas da Reitoria, Denner Mariano de Almeida.

Após a implementação do PDA da UNILA, os dados serão divulgados em portal próprio, seguindo os padrões da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA). Outras informações sobre dados abertos estão disponíveis em dados.gov.br/pagina/dados-abertos.