Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Um hospital universitário traz serviços de excelência para a população, diz vice-reitor

Rodne Lima coordena as negociações da UNILA com a Prefeitura para transformar o Hospital Municipal de Foz em um hospital universitário
publicado: 13/03/2024 11h00, última modificação: 13/03/2024 18h00

A UNILA formalizou junto ao Ministério da Educação o interesse na constituição de um hospital universitário, a partir da federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL). Na última sexta-feira (8), foi realizada uma audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores para debater a questão.

“Um hospital universitário é uma necessidade natural em todas as universidades que possuem o curso de Medicina”, comenta o vice-reitor Rodne de Oliveira Lima, que coordena as ações da UNILA relativas a essa demanda. Além de Medicina, outros cursos de graduação e pós-graduação também poderão oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao hospital como os de Saúde Coletiva, Biotecnologia e Serviço Social. “Há muitas possibilidades de incremento de atividades formativas por outros cursos”, diz ele. Rodne lembra que o HMPGL vem sendo utilizado como campo de práticas de Internato do curso de Medicina há alguns anos.

A expectativa é que o processo para a federalização do HMPGL estenda-se por dois anos, em razão de questões jurídicas a serem vencidas pelas partes envolvidas, como a regularização, por parte da Prefeitura, de parte do terreno, hoje de propriedade do INSS, e a doação formal do Hospital à UNILA. Depois disso, serão realizados diversos estudos técnicos por parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ligada ao Ministério da Educação e criada para gerir unidades de saúde ligadas às universidades federais brasileiras. A UNILA irá acompanhar esses estudos.

A administração do futuro Hospital Universitário, caso seja criado, ficará a cargo da Ebserh. A UNILA terá como função gerir as atividades acadêmicas. “Caberá à UNILA determinar as diretrizes para o funcionamento do hospital universitário como unidade acadêmica e estabelecer a metodologia do ensino, linhas de pesquisa e atividades de extensão”, explica o vice-reitor.

A transformação do Hospital Municipal em universitário deve trazer mais que benefícios acadêmicos. “Será o mais relevante dos equipamentos da rede pública de saúde da região”, aponta Rodne Lima. Um diagnóstico preliminar realizado pela Ebserh indica que será necessária a ampliação do hospital, entre outras mudanças que trarão melhorias para a cidade e a região. “Um hospital universitário se caracteriza por ter serviços de excelência, de maneira geral, e, necessariamente, tem que ter serviços de alta complexidade credenciados. Hoje o Hospital Municipal não tem. A transformação significa que o hospital deve ser ampliado, que deve receber mais recursos do orçamento da saúde e prestar serviços adicionais à população.”