Institucional
Um ano de avanços da retomada do novo Campus Arandu
O ano de 2024 foi marcado por muito trabalho e progresso do projeto de finalização das obras do Campus Arandu da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), projetado por Oscar Niemeyer. O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), a ITAIPU Binacional e a UNILA trabalharam em iniciativas que uniram planejamento, diálogo com a comunidade acadêmica e avanços concretos para tornar realidade um campus que vai promover a integração regional e fortalecer uma educação pública e de qualidade para todas as pessoas.
No primeiro semestre do ano, foram desenvolvidas principalmente atividades de planejamento, diagnóstico e contratação da equipe responsável pela revisão e atualização dos projetos executivos do novo campus. Os projetistas originais da equipe de Oscar Niemeyer foram contratados para garantir que as atualizações atendessem às demandas da comunidade acadêmica ao mesmo tempo em que preservassem o selo Niemeyer na arquitetura.
O novo campus também recebeu o nome “Arandu” após uma votação aberta à comunidade acadêmica. Ele reflete a profunda conexão com a cultura guarani, sendo formado por “Ara” (tempo, espaço, cosmos) e “Andu” (sentir e ouvir). O termo evoca a sabedoria ancestral, ancorado na experiência, convidando a sentir e ouvir o que está além do visível, promovendo a integração de saberes tradicionais entre acadêmicos latino-americanos.
Uma etapa crucial realizada em 2024 foi a análise das estruturas já construídas. Após um estudo minucioso, especialistas certificaram a qualidade das edificações e a viabilidade de retomada da obra. Isso também possibilitou uma metodologia mais assertiva durante o processo de escuta para incorporar perspectivas de gênero, diversidade e inclusão (GDI) ao projeto, garantindo que, mesmo com as limitações físicas das estruturas já construídas, será possível entregar um espaço mais inclusivo para toda a comunidade acadêmica.
O arquiteto Jair Valera, co-autor do projeto do Campus Arandu junto com Oscar Niemeyer, esteve em Foz do Iguaçu para visitar a obra e conversar com especialistas da ITAIPU, da UNILA e do UNOPS sobre o projeto. Ele apresentou as propostas de adaptações dos projetos arquitetônicos originais para entregar aos alunos uma biblioteca funcional com salas de estudo, auditórios para apresentações e eventos e espaços para mostras artísticas.
Reforçando o compromisso em garantir uma comunicação eficiente, transparente e inclusiva sobre a obra, foi lançada a nova identidade do Campus Arandu, fruto de uma parceria entre a UNILA, UNOPS e ITAIPU, e que conecta o modernismo de Niemeyer com a ancestralidade dos povos originários da região. Também entrou no ar o site do projeto, que reúne informações sobre o andamento das obras, notícias, boletins, fotos e links para redes sociais.
Por fim, em 2024 também aconteceu uma audiência pública prévia de apresentação do planejamento do edital de licitação para execução das obras, que reuniu autoridades do Ministério da Educação (MEC), UNILA, ITAIPU e UNOPS. O evento contou com a participação de mais de 30 empresas e reuniu informações relevantes e úteis para a finalização do edital de execução, publicado no dia 11 de dezembro e aberto até dia 20 de janeiro. Também foi publicado, no dia 20 de dezembro, o edital de licitação para a fiscalização das obras do Campus Arandu, que fica aberto até o dia 27 de janeiro.
Quer saber mais atividades desenvolvidas neste ano? Veja no link a edição especial do Boletim Quinzenal do Campus Arandu com a linha do tempo e retrospectiva de atividades de 2024 mês a mês.