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Portal internacional amplia conexão com a América Latina e o Caribe

Nova plataforma foi lançada nesta sexta-feira (27) e pode ser lida em quatro línguas além do português: inglês, francês, espanhol e creole
publicado: 27/12/2024 08h00, última modificação: 27/12/2024 08h40

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A UNILA lançou nesta sexta-feira (27) seu Portal Internacional, com dados, oportunidades e informações institucionais principalmente para a comunidade não falante de português e para a difusão da política de internacionalização da universidade. Com tradução automática, o portal poderá ser lido em espanhol, inglês, francês, creole (haitiano) e também português. 

“O objetivo do novo portal é posicionar a UNILA em temas sobre América Latina e Caribe e também difundir ações, oportunidades, editais e experiências de internacionalização na universidade”, explica a secretária de Comunicação Social, Michele Dacas. “É uma curadoria de assuntos com temas internacionais.”

A nova plataforma é uma antiga demanda, como lembra a reitora Diana Araújo Pereira, e necessária para a consolidação da internacionalização da UNILA. “O fortalecimento da política de internacionalização da UNILA deve ser transversal e incidir sobre todas as áreas, desde as finalísticas até as áreas meio. E certamente nossa comunicação institucional não poderia ficar de fora, muito pelo contrário. Trata-se de um portal estratégico para ampliar nossa comunicação e conexão com toda a região latino-americana e caribenha”, afirma.

Por isso, mais que informações sobre processos seletivos para a graduação ou que possibilitem a participação de estudantes internacionais, a nova plataforma traz oportunidades de mobilidade tanto para interessados em vir para a UNILA como para estudantes da Universidade interessados em estudos em outro país. Na seção “da UNILA para o mundo e do mundo para a UNILA” podem ser lidos depoimentos sobre experiências de mobilidade. “Os depoimentos podem ser enviados por meio de formulários e iremos atualizando a página. É importante porque o estudante também vai tendo essa identificação com outras histórias e ganhando motivação para vir para a UNILA."

O portal também tem uma agenda com os principais eventos com caráter de internacionalização e notícias relacionadas a esse tema. Os usuários também podem obter informações sobre as parcerias e redes internacionais das quais a UNILA faz parte como a Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (Udualc), Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso), Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).

A produção acadêmica (artigos, teses, dissertações) sobre a UNILA também tem espaço porque “a UNILA em si é uma política internacional de educação”, analisa Michele Dacas, explicando que a intenção é também mapear a produção sobre a Universidade publicada em outras instituições de ensino.

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A plataforma conta ainda uma coluna colaborativa com textos sobre política, economia, meio ambiente e outros temas, voltada para a participação de docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes e instituições. Os textos de estreia têm como temas o bloqueio econômico a Cuba; os Brics; epistemologia latino-americana; projetos arquitetônicos e diversidade; e o relato de uma estudante haitiana sobre imigração.

Programas e conteúdos audiovisuais produzidos pela Secretaria de Comunicação (SECOM), com foco ou transversalidade ao tema da internacionalização também têm destaque na página inicial do novo portal. “É importante trazer essa curadoria de conteúdo para percebermos o quanto a internacionalização atravessa todas as nossas ações e áreas do conhecimento. É vocação da Universidade”, reforça Michele Dacas. “Queremos cada vez mais a presença de estudantes internacionais que vão poder conhecer as oportunidades de ingresso e as experiências de outros estudantes que vieram para cá.”

Ela conta que o desenvolvimento do Portal Internacional durou cinco meses e passou por várias etapas: definição do conceito; arquitetura, com a definição de conteúdos e formato; programação, a cargo da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC); e definição da identidade visual, que tem relação com a fronteira. "O mapa está representado por um triângulo e tem as cores usadas na identidade visual da UNILA. A forma vazada do triângulo remete às estruturas de aço/ferro porque vivemos numa região com grandes obras relacionadas com a internacionalização: pontes, estradas, museus."

A construção do portal, suas páginas, estrutura, menu, rodapé e outros elementos ficou a cargo de Roberta Moreno, servidora da SECOM. "O objetivo é facilitar o acesso do usuário internacional às informações", diz. "O grande diferencial está na possibilidade de leitura do conteúdo em outras línguas." O portal tem 12 páginas e visual estruturado com base na logomarca e outros elementos da sua identidade visual.

Michele Dacas salienta que o novo portal reafirma e promove a visibilidade da política de internacionalização da UNILA, aprovada em 2019. "Traz um conteúdo que tem relação com essa política, que é própria da universidade e não está restrita à mobilidade. É uma estratégia de comunicação para dizermos que essa é a nossa vocação e também posicionar a UNILA como referência científica e de produção de conhecimento."