Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SIEPE vai ocorrer na última semana de outubro

SIEPE vai ocorrer na última semana de outubro

Evento reúne projetos de pesquisa, ações de extensão e ensino e a Mostra de Cursos
publicado: 03/09/2024 09h10, última modificação: 30/08/2024 17h20

siepe_08.jpg

Principal evento da UNILA, a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) já tem data para acontecer: 29 de outubro a 1º de novembro. Em sua sexta edição, a SIEPE terá como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. A SIEPE é uma oportunidade para que a comunidade conheça os cursos da UNILA, projetos de pesquisa, ações de extensão e programas de ensino.

A Semana é composta por cinco diferentes eventos: 11º Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI); 5º Seminário de Atividades Formativas (SAFOR) e 5ª Mostra de Cursos de Graduação; e o EICTI - 13º Encontro Anual de Iniciação Científica e 9º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Os editais regulamentando cada um dos eventos que compõem a Semana começaram a ser publicados. Todas as informações e editais disponíveis estão reunidas na página da SIEPE, que será alimentada rotineiramente ao até a realização do evento.

O tema da SIEPE “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” acompanha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e reflete a urgência em reconhecer, valorizar e proteger a riqueza da biodiversidade brasileira e dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam, destacando o papel transformador das tecnologias sociais desenvolvidas a partir de seus saberes e voltadas para soluções sustentáveis e inclusivas.

siepe_01.jpg

Ensino

Carro-chefe da SIEPE, a Mostra de Cursos recebe a visita de centenas de estudantes do ensino médio em cada edição e atrai a atenção por apresentar materiais e equipamentos utilizados nas aulas, atividades e pesquisas informações sobre dos 29 cursos de graduação de uma maneira descomplicada. São os próprios alunos dos cursos quem recebem os visitantes e encarregam-se de relatar experiências e compartilhar informações.

Na mostra, também são apresentados os programas de pós-graduação e o Ciclo Comum de Estudos, característica particular da UNILA. Os estudantes do Ensino Médio também são informados sobre as formas de ingresso na UNILA. A Mostra será realizada em dois dias (30 e 31 de outubro), das 8h às 12h e das 17h às 21h, no Ginásio de Esportes da unidade Jardim Universitário.

As atividades e experiências de ensino da UNILA serão compartilhadas e discutidas com a comunidade durante o 5º Seminário de Atividades Formativas (SAFOR). O objetivo é fortalecer um ensino de qualidade, com ênfase em programas que podem contribuir para a permanência dos estudantes e sua integração nos cursos de graduação. As normas para a submissão e apresentação dos trabalhos estão disponíveis no edital PROGRAD 126/2024 que também está disponível na página do SAFOR.

Extensão

Desenvolvidas com e para a comunidade, as ações de extensão são as que mais aproximam a Universidade do cidadão. Os trabalhos também serão apresentados por estudantes que atuam nessas ações. “O SEUNI é um espaço de troca entre as ações de extensão, que permite apresentar os resultados da atuação no território. O Seminário proporciona um momento de reflexão sobre o impacto social e o impacto na formação, pois incentiva a apresentação das experiências vivenciadas pelos discentes, pela ótica e protagonismo deles”, diz o pró-reitor de Extensão, Rogério Moreira. As normas para submissão e apresentação dos trabalhos já podem ser consultadas no edital PROEX 023/2024. Outras informações e editais estão disponíveis na página do SEUNI.

Pesquisa

Os resultados das pesquisas desenvolvidas por estudantes em projetos de iniciação científica e financiadas pelo CNPq, Fundação Araucária e UNILA também serão apresentados durante a SIEPE. A regulamentação do EICTI já está publicada e os interessados poderão consultar a página do EICTI para acompanhar as demais publicações.

Para a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Kátia Punhagui, os encontros colaboram para a formação do estudante como pesquisador, para a formação de redes e para aprimorar a habilidade de apresentação de trabalhos, da comunicação científica.

“O EICTI colabora para a formação de pesquisadores à medida em que abre espaço para que os alunos de graduação, que começaram a trabalhar como pesquisadores, que tiveram contato com o mundo da pesquisa científica possam apresentar o produto dos seus trabalhos”, analisa. “É o momento de coroação dessas tarefas”, completa.

O contato com outros colegas, pessoas da comunidade e avaliadores externos, que também são pesquisadores, ajuda na formação de redes para colaborações futuras. “Essas redes colaboram para abrir portas para o aluno, para a pós-graduação e pesquisas científicas em outros níveis”, comenta.

A apresentação oral ou em formato de pôster do resulta das pesquisas desenvolvidas pelos alunos, diz Katia Punhagui, proporcionam a oportunidade do debate com o público e os avaliadores e também o desenvolvimento da habilidade da apresentação oral. “Uma habilidade também necessária para o futuro pesquisador.”