Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA inicia debates para construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

publicado: 05/09/2024 14h57, última modificação: 05/09/2024 14h57

Diana PereiraMotivar a comunidade acadêmica a participar das discussões sobre o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNILA foi o objetivo de um evento realizado na terça-feira (3) no Campus Integração. Durante a atividade, estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação puderam conhecer os principais desafios que a UNILA enfrenta para implementar sua missão institucional, além de entender a metodologia que está sendo empregada para a construção coletiva do PDI 2025-2029. O evento também contou com a participação da diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Tania Mara Francisco.

O PDI é um documento que é renovado a cada cinco anos e traz os objetivos estratégicos a serem alcançados no período. A reitora da UNILA, professora Diana Araujo Pereira, lembrou que o PDI é responsável pelo desenvolvimento institucional, independentemente de quem estiver à frente da gestão. “Considero que este é um momento de valorização não só da própria instituição, como dos processos políticos que a sustentam em termos de democracia participativa. Para que haja efetivamente democracia participativa, a comunidade precisa aproveitar esses momentos de construção de futuro, de elaboração de ideias, de organização de programas e ações, já que, uma vez postos no papel, é a própria comunidade a responsável por torná-los ações efetivas em prol do desenvolvimento institucional”, destacou.

Tania FranciscoPara a reitora, os próximos cinco anos da UNILA precisam ser planejados levando em consideração a oportunidade de desenvolvimento institucional, desenvolvimento de infraestrutura e consolidação da missão da Universidade. “Tudo isso deve estar vinculado a uma política de Estado que busca integração regional. A UNILA é uma universidade diferenciada que existe para colaborar com o Estado Nacional na integração latino-americana. Então, nesse próximo quinquênio, é fundamental que a UNILA finalmente se capilarize no território e que o seu desenvolvimento esteja integrado com as políticas de Estado voltadas para a Região”, disse.

Tania Mara Francisco, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, salientou que o planejamento institucional deve estar alinhado também com as políticas públicas de governo. “Cada instituição tem prioridades diferentes, e a UNILA tem a questão da internacionalização como uma diretriz prioritária e estratégica. Então, é importante que o planejamento das ações de internacionalização estejam bem claras no PDI, inclusive para que a Universidade tenha acesso a outras fontes de recursos”, reiterou.

Próximos passos

O PDI será construído a partir de cinco eixos: Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Internacionalização. Para cada uma dessas temáticas, serão realizadas audiências públicas para debater, com a comunidade acadêmica, as macrodiretrizes dos próximos cinco anos. A primeira audiência, do Eixo Ensino, está agendada para o dia 10 de setembro, das 14h às 18h, no auditório do Campus Integração.

A partir das contribuições da comunidade, a Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional irá elaborar a proposta do texto, que passará por uma Consulta Pública até o dia 28 de outubro. A versão final do documento deve ser entregue ao Conselho Universitário até 11 de novembro.

Página do PDI UNILA 2025 - 2029