Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SIEPE terá como tema os 200 anos da Independência do Brasil

SIEPE terá como tema os 200 anos da Independência do Brasil

A Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão irá apresentar à comunidade os cursos oferecidos pela UNILA e os projetos desenvolvidos pelos estudantes
publicado: 05/10/2022 15h30, última modificação: 14/10/2022 10h21

A Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), o principal evento acadêmico da UNILA, será realizada de 18 a 21 de outubro, com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação do Brasil”. A Semana, que está em sua 4ª edição, é uma oportunidade para que a comunidade de Foz do Iguaçu e região conheça os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Universidade e os projetos desenvolvidos pelos estudantes. O evento será realizado na Unidade Jardim Universitário, Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000.

Os 29 cursos de graduação e os 22 de pós-graduação poderão ser conhecidos pela comunidade na 3ª Mostra de Cursos. Na mostra, cada curso prepara informações e exibe materiais e equipamentos utilizados nas atividades de ensino. Os visitantes podem interagir com os alunos e realizar experiências com os materiais disponíveis.

A SIEPE também inclui o 11º Encontro Anual de Iniciação Científica e 7º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; o 9º Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI); e o 3º Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR). Nesses encontros e seminários serão apresentados projetos desenvolvidos pelos estudantes. As apresentações são públicas e abertas ao público. Interessados em obter certificado de participação podem inscrever-se como ouvintes a partir desta segunda-feira (10), na página da SIEPE.

A conferência de abertura da Semana Integrada tem como tema “James Monroe, Simón Bolívar e as propostas de integração americana no século 21” e será proferida por Gabriel Passeti (UFF). A conferência está agendada para as 19h30, do dia 18.

Entre outras atividades, a programação do dia 21 de outubro reserva espaço para discussões sobre o Programa Agenda Tríplice, que tem por objetivo estimular a realização de projetos que busquem soluções para temas prioritários da fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, contribuindo para a integração da região e seu desenvolvimento. Os temas prioritários são resultado de consultas às autoridades municipais, instituições públicas e privadas e atores sociais da região trinacional.