Institucional
Semana de Avaliação Institucional acontece nos dias 14 e 15 de agosto
Será realizada, nos dias 14 e 15 de agosto, a Semana de Avaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). As atividades incluem conferência, palestras, mesas-redondas e oficinas. O objetivo do evento é publicizar o relatório da avaliação de 2016 e discutir o instrumento a ser utilizado para a avaliação de 2017, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da Avaliação. Espera-se, assim, construir participativamente um plano de melhorias, além de promovar uma cultura de autoavaliação de forma estratégica.
O evento é aberto à comunidade da UNILA, e também externa, com direito à certificação. As inscrições estão abertas, através deste link.
A Comissão
A CPA é um órgão ligado ao MEC, composto paritariamente por membros da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Tem a responsabilidade de coordenar e articular o processo de autoavaliação da Universidade, a fim de verificar a coerência das ações realizadas na prática com o que foi previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
A Avaliação Institucional
A avaliação, que é obrigatória, tem como objetivo contribuir para a tomada de consciência sobre a realidade da Instituição, subsidiando o processo de planejamento, orientado para a melhoria constante da qualidade do ensino e relevância social. Dessa forma, a participação efetiva e comprometida da comunidade acadêmica é imprescindível para a realização do autoconhecimento e reflexão das práticas institucionais.
De acordo com a coordenadora da CPA, professora Suellen Oliveira, “as avaliações visam verificar o quão próximo a UNILA está do PDI. É um retrato da Universidade, um diagnóstico também para onde a Universidade está caminhando”. O secretário da Comissão, Eduardo de Pintor, acrescenta que “é, nesse sentido, uma amostra de como a comunidade avalia a Universidade em relação à sua missão institucional”.
Na UNILA, a CPA conta com o apoio da Reitoria, da Pró-Reitoria de Graduação e da Cátedra Paulo Freire. Concluída a autoavaliação, o Relatório é submetido ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Clique aqui para acessar a programação completa do evento.