Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de Avaliação Institucional acontece nos dias 14 e 15 de agosto
conteúdo

Institucional

Semana de Avaliação Institucional acontece nos dias 14 e 15 de agosto

Estão abertas as inscrições para o evento, que visa publicizar o relatório da avaliação de 2016 para toda a comunidade
publicado: 09/08/2017 00h00, última modificação: 21/01/2019 11h45

Será realizada, nos dias 14 e 15 de agosto, a Semana de Avaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). As atividades incluem conferência, palestras, mesas-redondas e oficinas. O objetivo do evento é publicizar o relatório da avaliação de 2016 e discutir o instrumento a ser utilizado para a avaliação de 2017, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da Avaliação. Espera-se, assim, construir participativamente um plano de melhorias, além de promovar uma cultura de autoavaliação de forma estratégica. 

O evento é aberto à comunidade da UNILA, e também externa, com direito à certificação. As inscrições estão abertas, através deste link.

A Comissão

A CPA é um órgão ligado ao MEC, composto paritariamente por membros da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Tem a responsabilidade de coordenar e articular o processo de autoavaliação da Universidade, a fim de verificar a coerência das ações realizadas na prática com o que foi previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A Avaliação Institucional

A avaliação, que é obrigatória, tem como objetivo contribuir para a tomada de consciência sobre a realidade da Instituição, subsidiando o processo de planejamento, orientado para a melhoria constante da qualidade do ensino e relevância social. Dessa forma, a participação efetiva e comprometida da comunidade acadêmica é imprescindível para a realização do autoconhecimento e reflexão das práticas institucionais.

De acordo com a coordenadora da CPA, professora Suellen Oliveira, “as avaliações visam verificar o quão próximo a UNILA está do PDI. É um retrato da Universidade, um diagnóstico também para onde a Universidade está caminhando”. O secretário da Comissão, Eduardo de Pintor, acrescenta que “é, nesse sentido, uma amostra de como a comunidade avalia a Universidade em relação à sua missão institucional”. 

Na UNILA, a CPA conta com o apoio da Reitoria, da Pró-Reitoria de Graduação e da Cátedra Paulo Freire. Concluída a autoavaliação, o Relatório é submetido ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Clique aqui para acessar a programação completa do evento.