Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relatório de Autoavaliação Institucional de 2015 está aberta para consulta

Relatório de Autoavaliação Institucional de 2015 está aberta para consulta

O acesso ao relatório pode ser feito no site da Universidade, pelas comunidades interna e externa
publicado: 05/05/2016 00h00, última modificação: 22/01/2019 10h11

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNILA concluiu o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional de 2015, elaborado a partir da análise de documentos e coleta de informações dos setores administrativos e acadêmicos. Os dados foram comparados com as propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O relatório está sendo divulgado para a comunidade interna e externa e já está disponível no site da Universidade.

“O relatório é um instrumento de melhoria contínua da administração. É um olhar da própria Instituição sobre o seu desempenho e serve para a comunidade acadêmica e a sociedade tomarem conhecimento de como anda a Universidade”, destaca Warner Alves, coordenador da CPA, que é formada por outros 15 integrantes, entre titulares e suplentes.

O processo de análise é definido pelo projeto de autoavaliação da UNILA, que prevê a confecção de dois relatórios parciais, relativos a 2015 e 2016; e um relatório integral em 2017, com informações e ações do período, além de ações anteriores. Esse processo tem como foco uma análise global em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o período entre 2015 e 2017.

O relatório de 2015 contempla três dos cinco eixos definidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; e políticas de gestão. Os demais eixos - produção de políticas acadêmicas e infraestrutura física - serão avaliados em 2016, quando também será desenvolvida uma pesquisa com a comunidade interna, externa e com egressos. “Essa avaliação, a partir da comunidade externa, é uma novidade e uma ampliação dos trabalhos da CPA”, explica Warner.

Para ele, um dos aspectos de 2015 que merecem destaque são as avaliações realizadas pelo Inep/MEC, para imagem de sala de aula da UNILAreconhecimento dos cursos. A maioria dos 15 cursos avaliados obteve conceito 4, em uma escala de 1 a 5, e Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento alcançou a nota máxima. “Convém frisar que, da análise individualizada dos indicadores da avaliação, compreende-se o zelo dedicado à gestão dos cursos, mas ainda são necessárias melhorias em aspectos como infraestrutura e acervo bibliográfico.”

Nas considerações finais do relatório, a CPA aponta a necessidade de revisão do Estatuto, do Regimento Geral, da Estrutura Organizacional e de outros documentos oficiais que conduzem as ações da Universidade e sugere que, em razão da proximidade do fim da vigência do PDI (2017), a Instituição dê início ao processo para a elaboração do novo plano.

No Plano de Melhorias, que integra o Relato Institucional, a CPA destaca que “constituir uma universidade que se interessa pelas melhores práticas de ensino, pesquisa e extensão” é responsabilidade da comunidade