Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Pessoa com Síndrome de Down segue até sexta-feira (25)

Semana da Pessoa com Síndrome de Down segue até sexta-feira (25)

Evento virtual organizado pela UNILA contará com palestrantes que vão debater diferentes abordagens da educação inclusiva
publicado: 21/03/2022 10h07, última modificação: 21/03/2022 14h16

Até sexta-feira (25), a UNILA realiza a 3ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down. O evento será realizado na modalidade virtual, com transmissão ao vivo no YouTube, e contará com a participação de palestrantes que vão debater questões relativas à educação inclusiva. A atividade é gratuita e aberta. Para receber certificado, é necessário fazer inscrição prévia por meio deste link.

A palestra de abertura será às 19h desta segunda-feira (21), com a pesquisadora Marinalva Silva Oliveira (UFRJ), coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA). Na palestra, Marinalva irá abordar "A Escola que queremos ser: das políticas públicas a efetiva inclusão escolar das pessoas com deficiência".

A Semana da Pessoa com Síndrome de Down é um projeto de extensão realizado por docentes da UNILA, com o apoio da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD).  A Semana é realizada desde o ano de 2018, sempre com a participação da Associação Famílias Unidas pela Trissomia do 21, e vem consolidando-se como um espaço para disseminação de conhecimentos sobre a Síndrome de Down e a inclusão na região de Foz do Iguaçu.

O evento é realizado em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que é no dia 21 de março. A data foi instituída no Paraná, pela Lei 20.599/2021, legislação que também regulamentou a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down. O objetivo é favorecer a compreensão de familiares, educadores, profissionais de saúde e da população em geral, sobre os direitos à educação, à saúde, à qualidade de vida, ao trabalho e combater o preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down.

Programação

21 de março, 19h – "A Escola que queremos ser: das políticas públicas a efetiva inclusão escolar das pessoas com deficiência"  - Marinalva Oliveira (UFRJ).

22 de março, 19h – "Diversidade-Diferença e Inclusão" - Maria Teresa Mantoan (LEPED/UNICAMP).

23 de março, 19h – "Desafios e possibilidades no processo de inclusão escolar do aluno com Síndrome de Down" - Vera Lúcia Capellini (UNESP/Bauru).

24 de março, 19h - "O papel de cada um na construção de um sistema educacional inclusivo" - Meire Cavalcante (LEPED/UNICAMP).

25 de março, 19h - "Transição da Escola Especial para Educação Inclusiva do Instituto Jô Clemente" (Antiga APAE-SP) e práticas educacionais inclusivas - Roseli Olher (Instituto Jô Clemente)