Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seleções internacionais da UNILA receberam inscrições de candidatos de 36 países

Processo Seletivo

Integração

As três modalidades de ingresso de estrangeiros têm mais de 1.700 candidatos inscritos da América Latina, África, Ásia e Europa
publicado: 20/09/2018 00h00, última modificação: 11/01/2019 23h19
Exibir carrossel de imagens Mapa indicando os países onde tem inscritos na Seleção Internacional para 2019.

Mapa indicando os países onde tem inscritos na Seleção Internacional para 2019.

Estudantes de 36 diferentes países, de quatro continentes, inscreveram-se para ingressar nos cursos de graduação da UNILA em 2019. No total, foram 1.737 candidatos que estão concorrendo às vagas que a Universidade oferta para alunos internacionais.

Neste ano, além do Processo Seletivo Internacional de Estudantes (PSI) – voltado para candidatos latino-americanos –, a UNILA lançou duas novas formas de ingresso voltadas para estrangeiros: a Seleção de Indígenas e a Seleção para Refugiados e Portadores de Visto Humanitário. Com os novos processos seletivos, a UNILA - que já tem estudantes de 20 países da América Latina - ampliou o seu alcance e recebeu inscrições de candidatos de 16 novas nacionalidades, incluindo países da África, Ásia e Europa.

Mapa indicando os países onde tem inscritos na Seleção Internacional para 2019.

No PSI, o maior número de inscritos veio da Colômbia (396), Paraguai (259), Venezuela (254), Peru (140), Haiti (125), Nicarágua (76) e Argentina (59). Mas há candidatos de todos os países hispânicos da América Latina e também de países que falam inglês, como Belize e Trinidad e Tobago. “Uma das novidades deste ano é que, pela primeira vez, a UNILA permitiu o acesso de candidatos que já estão no Brasil, desde que tenham concluído o ensino médio em algum outro país latino-americano. Essa mudança ampliou ainda mais o alcance do PSI”, explica a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Diana Araújo Pereira. No total, foram 1.546 inscritos no PSI 2019, quase 50% a mais do que no ano anterior.

A Comissão Executiva da Banca de Seleção já está trabalhando na análise da documentação dos candidatos. A primeira chamada dos selecionados deve ser publicada no Portal de Documentos da PROINT, no dia 25 de setembro.

Integração além da América Latina

Com a Seleção de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário, a UNILA recebeu, pela primeira vez, inscrições de Mapa com os países latino-americanos que estão representados no PSI 2019candidatos de outros continentes. Além de alunos de oito países latino-americanos, que representam 60% dos inscritos nesse processo, há candidatos oriundos de países da África (Angola, Benin, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Bissau, República do Congo, Senegal e Uganda), da Ásia (Palestina, Paquistão e Síria) e da Europa (Rússia e Turquia). No total, foram 128 candidatos inscritos. Todos já residem no Brasil e são portadores ou solicitantes de visto de refúgio.

“A prioridade da UNILA sempre foi ofertar vagas para refugiados vindos de países da América Latina, como o Haiti e a Venezuela, mas nos surpreendemos com a alta procura de pessoas da África e da Ásia. Isso mostra que existe uma demanda grande de refugiados em busca do ensino superior no Brasil. É uma demanda social e global, para a qual a nossa Universidade está atenta”, pontua a pró-reitora.

Para a seleção desses estudantes, a UNILA contará com a assessoria jurídica da Missão Paz, uma instituição filantrópica de apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados, além de contar com o apoio de outros órgãos, como a Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu. “A partir do mês de novembro, também estão previstas ações de capacitação dos técnicos e docentes da UNILA, com o objetivo de preparar os servidores para recepcionar e acolher esse novo perfil de ingresso que iremos receber a partir de 2019”, salienta.

Seleção de Indígenas

Mapa com a origem dos candidatos da seleção indígena da UNILAA Universidade também criou uma comissão permanente para facilitação de acesso e acompanhamento dos novos estudantes indígenas que chegarão à UNILA no próximo ano. Na seleção específica para ingresso de alunos de povos indígenas aldeados da América do Sul, foram registrados 195 inscritos. Destes, 123 são brasileiros, mas também há candidatos colombianos (37), paraguaios (17), chilenos (4), argentinos (3) e equatorianos (3).
A lista final dos candidatos homologados já foi publicada. Confira aqui. De acordo com o Edital, a primeira chamada deve ser publicada em 9 de outubro.