Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Recursos tecnológicos permitem manter as atividades administrativas na UNILA

Recursos tecnológicos permitem manter as atividades administrativas na UNILA

Um dos serviços mais demandados foi o de webconferência; em 60 dias, foram mais de 1.300 reuniões virtuais realizadas pela comunidade acadêmica
publicado: 01/06/2020 14h09, última modificação: 02/06/2020 16h17

Desde que foi instituído o regime de Teletrabalho na UNILA, servidores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC) atuam com o objetivo de garantir o funcionamento dos sistemas necessários para a continuidade das atividades administrativas da Universidade, de forma remota e com o menor impacto possível. A equipe migrou vários recursos tecnológicos e liberou acessos para que os mais de 900 servidores da Universidade pudessem trabalhar de casa, diminuindo a circulação de pessoas em Foz do Iguaçu e cumprindo a orientação de isolamento social no período de pandemia.

Coordenador da CTIC, Ruminiki Schmoeller, garante que que teletrabalho da UNILA mantem os mesmos padrões de segurança utilizados no trabalho presencial

O coordenador da CTIC, Ruminiki Schmoeller, explica que a equipe trabalhou para prover acesso externo seguro, mantendo os mesmos padrões de segurança utilizados no trabalho presencial na UNILA. O trabalho envolveu configuração de conexões VPN (Virtual Private Network) e o redirecionamento das chamadas telefônicas, fundamental para que a comunidade externa pudesse também ser atendida pelos mesmos canais que já utilizava. Outro desafio foi prestar atendimento, agora com a dificuldade de lidar com problemas que acontecem em equipamentos, infraestrutura e conexão de internet, na casa dos servidores. “O trabalho remoto exigiu de todos nós, servidores, o aprendizado de novas ferramentas. Não houve um período de testes, todos nós fomos submetidos repentinamente a uma nova rotina, e isso exigiu muito de todos, de nos adaptarmos ao uso cada vez mais intensivo da tecnologia e de como podemos aproveitar todo o potencial que ela pode ter”, salienta.

Um dos serviços mais demandados foi o de webconferência. Em 60 dias, foram 1.370 conferências realizadas pela comunidade da UNILA por meio da plataforma WebConf, da Rede Nacional de Pesquisa. “Considerando que teremos cada vez mais reuniões, apresentações e defesas de banca por meio de webconferências, está sendo encaminhada a aquisição de kits de webcam e microfone de forma a melhorar os recursos da Universidade para essas atividades também no cenário pós-pandemia”, disse Ruminiki.

Processos Eletrônicos

A possibilidade de migração dos recursos para o acesso remoto é reflexo de ações que já vinham sendo realizadas pela CTIC. Um exemplo disso é o Processo Eletrônico, implantado em 2019 na UNILA e que foi fundamental para a continuidade dos atos administrativos de forma célere e transparente, mesmo com os servidores trabalhando de casa.

Recentemente, também foi homologada a conexão do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) ao barramento do Processo Eletrônico Nacional. Com isso, de acordo com o analista Fábio Martins, “a tramitação passa a ser eletrônica também entre a UNILA e outros órgãos do Governo, sem a necessidade de envio do processo por e-mail ou por correio, por exemplo, o que impacta na diminuição do tempo médio dos processos e na redução das tarefas de impressão e assinatura de documentos”.

Dentre mais de 60 universidades, a UNILA foi a 11ª a ter a comunicação com o Processo Eletrônico Nacional homologada pelo Ministério da Economia, e a segunda a homologar a comunicação com o SIPAC.

Atividades acadêmicas

As atividades acadêmicas da UNILA continuam suspensas por tempo indeterminado. Na mais recente decisão do Comitê Institucional de Enfrentamento à Covid-19 (CIEC), ficou determinado o dia 6 de julho de 2020 como prazo mínimo de vigência da suspensão. Nesse período, estão em andamento estudos e ações institucionais para a viabilização do ensino a distância de maneira emergencial, caso seja necessário. Além da construção de soluções e equipamentos de TI, será realizado, ainda, o levantamento da capacidade de acesso à internet da comunidade discente (equipamentos e conexão com internet) em suas residências, bem como consulta à comunidade docente sobre as necessidades de capacitação. Quaisquer alterações desta decisão serão comunicadas para toda a comunidade acadêmica com antecedência mínima de 15 dias.

Na Universidade, seguem em operação, presencialmente, diversas ações de enfrentamento do novo coronavírus, incluindo a manutenção do internato do curso de Medicina. De maneira remota, todas as demais atividades administrativas estão em andamento, bem como as bancas de teses, dissertações, TCCs e, dentro do possível, os 477 projetos de pesquisa, 211 projetos de iniciação científica e tecnológica e as 151 ações de extensão.