Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA lança portal de dados abertos para publicizar informações acadêmicas e administrativas

Os dados serão disponibilizados de forma gradual, de modo a garantir atendimento aos princípios de publicidade e transparência
publicado: 26/05/2020 14h00, última modificação: 26/05/2020 17h43

A UNILA lançou recentemente o portal de dados abertos, em que qualquer pessoa pode acessar informações sobre a Universidade. Estarão disponíveis dados relativos aos eixos de ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura e patrimônio, auxílios estudantis, além de informações sobre recursos humanos. A abertura de dados será implementada de forma gradativa, de modo a garantir atendimento aos princípios de publicidade e transparência da administração pública.

Segundo Denner Mariano de Almeida, membro da equipe responsável pelo Plano de Dados Abertos (PDA) da UNILA, a disponibilização de dados é pautada pela exigência social de um acompanhamento mais próximo das decisões sobre a coisa pública. Além disso, a abertura de dados favorece a contribuição da sociedade, com propostas mais qualificadas. “Essa interação governo-sociedade resulta numa permanente crítica, fazendo com que a gestão dos dados obrigue-se a uma melhoria permanente”, pontua Almeida.

O Plano de Dados Abertos da Universidade, com vigência de dois anos (2020-2022), será o guia institucional norteador para a efetivação da abertura gradual de dados, que serão extraídos periodicamente do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da UNILA, conforme alimentação feita pelas unidades da Universidade. Além disso, o PDA irá delinear estratégias institucionais de sustentação e monitoramento da base de dados.

A publicização de dados abertos de instituições públicas atende às exigências de legislações como os decretos que estabelecem a política de dados abertos e as normas de elaboração e publicação do Plano de Dados Abertos. A divulgação de dados também atende à Lei de Acesso à Informação, cujo objetivo é aprimorar a cultura da transparência pública.

Dados e relevância

A publicação de conteúdo, conforme consta no PDA da UNILA, irá atender a critérios de priorização, a exemplo do grau de relevância para os cidadãos. Essa mensuração parte de referências como o volume de solicitações e acessos a determinados dados e informações e parte, também, do levantamento estatístico das demandas de canais como o Sistema de Informações ao Cidadão (SIC).

“A norma exige que, para garantir a observância desse grau de relevância social, deverá ser adotada estratégia de consulta que garanta a participação popular. Os órgãos e entidades têm adotado, nesse caso, consulta pública na internet, em que é disponibilizado o inventário de dados e, por meio de questionário eletrônico, a população indica quais dados ela julga serem mais relevantes”, explica Denner Mariano Almeida. A UNILA realizou, em 2019, essa consulta pública sobre o inventário de suas bases de dados.