Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogadas as inscrições para o mestrado em Integração Contemporânea da América Latina

Processo Seletivo

São oferecidas 32 vagas; inscrições podem ser feitas até 12 de outubro
publicado: 22/09/2021 15h50, última modificação: 22/09/2021 15h50

O mestrado em Integração Contemporânea da América Latina prorrogou para 12 de outubro as inscrições para alunos regulares. Estão sendo oferecidas 32 vagas para ingresso em 2022. As regras e documentação necessária estão disponíveis no edital PPGICAL 014/2021, e o novo cronograma pode ser conferido no edital PPGICAL 024/2021. Inscrições e curso são gratuitos.

Podem participar da seleção, candidatos que concluíram a graduação preferencialmente nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Também podem ser aceitos graduados de outras áreas, desde que os projetos sejam voltados para a temática da integração contemporânea da América Latina.

Serão aceitos candidatos brasileiros e dos demais países da América Latina e do Caribe. Do total de vagas, quatro são destinadas para brasileiros indígenas, afrodescendentes ou pertencentes a comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e transgênero.

Os candidatos poderão escolher entre quatro linhas de pesquisa: Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais; Economia Política Internacional e Blocos Regionais; Geopolítica, Fronteiras e Regionalização; e Política, Estado e Institucionalização.

A seleção será feita em duas etapas: avaliação dos projetos de pesquisa e entrevistas, ambas eliminatórias e classificatórias.

Saiba mais sobre o processo seletivo acompanhando um tutorial produzido pela coordenação do curso:

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina, que teve início em 2014, responde à própria missão da UNILA, que visa contribuir para a integração latino-americana.

O ICAL articula-se com diversos cursos de graduação já existentes na Instituição desde 2010 e pretende formar profissionais capacitados ao ensino, à pesquisa e à elaboração de políticas públicas nacionais e regionais, por meio da formação teórica, do pensamento crítico e do desenvolvimento de uma perspectiva autônoma própria de intelectual latino-americano engajado na busca de soluções para as questões sociais, culturais, políticas e econômicas da região.

Para mais informações, consulte a página do ICAL.