Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de iniciação científica, inovação e extensão são premiados durante o encerramento da 1ª SIEPE
conteúdo

Institucional

Projetos de iniciação científica, inovação e extensão são premiados durante o encerramento da 1ª SIEPE

Produção Acadêmica

Evento premiou os melhores trabalhos apresentadas no Encontro de Iniciação Científica, Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Seminário de Extensão
publicado: 26/10/2018 15h00, última modificação: 11/01/2019 23h19

Dezessete estudantes de graduação da UNILA receberam menção honrosa pelos pôsteres e comunicações orais apresentadas no 7º Encontro de Iniciação Científica, 3º Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e 6º Seminário de Extensão. Os três eventos fizeram parte da programação da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UNILA.

A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (19), durante o encerramento da SIEPE. Na mesma manhã, foi realizada a mesa-redonda “Mulheres na Ciência”, com as professoras Valdilena Rammé e Edna Possan, da UNILA, e a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz.

Confira os trabalhos premiados em cada área de conhecimento:

Ciências Biológicas
Regra de Bergmann em Euglossina (Hymenoptera, Apidae): uma abordagem baseada em assembleias na Mata Atlântica
Aluno: Hemanueli Preis

Ciências Exatas e da Terra
Uso da biomassa para a produção de 5-Hidroximetilfurfural e desenvolvimento de metodologias para sua quantificação
Aluno: Cristian Acker Godoy

Saúde
Eternizar-te Humanização Hospitalar
Aluno: Camila Quoos e Elias Junior Cardozo Talavera

Ciências Agrárias
Composição química de ácidos húmicos extraídos de solos sob diferentes composições vegetais
Aluno: Luisa Natalia Parra

Tecnologia e Produção
Eletroquímica ao alcance de toda a sociedade
Aluno: João Lucas Codognotto Carmona

Ciências Exatas e da Terra
Elaboração de atlas ambiental digital para a microrregião de Foz do Iguaçu
Aluno: Vinícius Fernandes De Oliveira

Ciências Sociais Aplicadas
Perfil das exportações paranaenses do complexo soja
Aluno: Jefferson Steve Canteno Torres

Ciências Exatas e da Terra
Avaliação de carga e descarga de pilhas
Aluno: Keila Guerrero De Oliveira

Direitos Humanos e Justiça
Reestruturação urbana e social da fronteira: mapeamento e debates – Escola Popular de Planejamento da Cidade
Aluno: Karen Julieth Garcia Galindo e Paulo Roberto Costa Da Silva

Ciências Humanas
Cartografia sócio-histórica do povo Guarani em regiões de fronteiras
Aluno: Rayane Pereira Guimarães Costa

Inclusão Social
Reforço de matemática básica do ensino médio para a comunidade de Foz do Iguaçu na UNILA
Aluno: Karen Liseth Gaviria Rojas

Ciências Humanas
O papel do Estado nas transformações das narrativas da nação no Uruguai: as afrorreparações
Alunos: Silvia Thais Corrêa e Cezar Gonsalves Rosa

Letras, linguística e artes
Sagas juvenis distópicas da América Latina: espaço latino-americano, protagonismo feminino e escrito
Aluno: Laís Farias

Ciências Humanas
Levantamento de documentação sobre o uso de filmes no ensino de História na América Latina
Aluno: Gabriel Antônio Butzen

Ciências da Saúde
Análise dos anos potenciais de vida perdidos por homicídios na região Sul do Brasil, de 1998 a 2012
Aluno: Estefani Wu-Chen

Ciências Humanas
Os saberes e as práticas dos trabalhadores de materiais recicláveis na cidade de Foz do Iguaçu
Aluno: Erika Marques De Sá

Economia, Política e Desenvolvimento
Ciclo de debates: controvérsias na Ciência Econômica
Aluno: Milena Lídia Alves Martins

Ciências Exatas e da Terra
Classificação de espécies florestais usando aprendizagem em profundidade (Deep Learning)
Aluno: Skarlat Manuely Da Silva De Souza

Educação, Letras e Línguas
Español Intercultural Online
Alunos: Pablo Mestre Drake e Elizabeth Shirley Venegas Rueda

Meio Ambiente
Abane o Rabo!
Aluno: Iris Tiemy Groff Takashima

Ciências Exatas e da Terra
Classificação automática de objetos astronômicos por meio da análise de séries temporais
Aluno: Patrícia Oliveira Montagner

Engenharias
Estudo dos efeitos da magnitude do campo magnético na água utilizada para a fabricação de concreto
Aluno: Rafael Oliveira

Cultura e Artes
Ciclo de diálogos en imagen, estética y política
Aluno: Tatiana Perez Correa

Comunicação
Escrita científica: procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos
Alunos: Franciele Maria Martiny e Rocío González Farina

Outras
Estruturação do Observatório da Integração de Infraestrutura na América Latina
Aluno: Ana Karolina Morais da Silva
Leia mais: https://www.unila.edu.br/noticias/producao-academica