Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com dois novos programas, UNILA chegará a dez mestrados em 2019
conteúdo

Ensino

Com dois novos programas, UNILA chegará a dez mestrados em 2019

Programas de Pós-Graduação em História e em Relações Internacionais acabam de ser aprovados pela Capes
publicado: 12/11/2018 14h08, última modificação: 12/01/2019 00h19

A UNILA abrirá dois novos programas de pós-graduação em 2019: as propostas dos mestrados em História e em Relações Internacionais acabam de ser aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A previsão é que os processos seletivos ocorram já no primeiro semestre do ano que vem. Com isso, a Universidade chegará ao total de dez programas de mestrado ofertados.

O mestrado em Relações Internacionais terá três linhas de pesquisa: Estudos para a paz, segurança internacional e direitos humanos; Desenvolvimento e capitais transnacionais; e Política externa, atores e processos internacionais. Todo o corpo docente é formado por professores doutores da própria UNILA, e a previsão é que sejam abertas 18 vagas, destinadas a candidatos de toda a América Latina.

Na visão do coordenador, Lucas Mesquita, um mestrado em Relações Internacionais é estratégico para a UNILA, “principalmente porque é da natureza da própria Universidade. Já temos a especialização na mesma área e temos tido ótimos resultados. Agora, com o mestrado, vamos fortalecer ainda mais a graduação e a pós, além da Universidade como um todo”.

Já o mestrado em História terá duas linhas de pesquisa: Movimentos sociais, fluxos culturais e identidades; e Modernidades, instituições e linguagens. O programa tem como objetivo formar docentes e pesquisadores em História com ênfase em perspectivas transnacionais e globais, realizando pesquisas em história da América Latina, Caribe, África e Ásia, a partir dessas abordagens.

De acordo com o coordenador, Clóvis Brighenti, o projeto do programa vem sendo pensado e trabalhado há anos, e a ideia é “extrapolar o foco da história eurocentrada, agregando também visões advindas da Ásia e da África”, comenta.

Novas informações sobre os programas serão divulgadas assim que forem publicados os editais de seleção.

Mestrado em Física: inscrições abertas

O mestrado em Física Aplicada está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2019, até o dia 1º de dezembro. São cinco vagas distribuídas em duas áreas de concentração: Física da Matéria Condensada, e Física Teórica e Computacional. As inscrições e o curso são gratuitos. Saiba mais.

Outros programas de pós-graduação

Na UNILA, já estão em andamento oito programas de mestrado, em diversas áreas do conhecimento:


Além disso, a Universidade oferta seis programas lato sensu (especializações):