Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos buscam popularização do conhecimento científico por meio das redes sociais
conteúdo

Vida Universitária

Projetos buscam popularização do conhecimento científico por meio das redes sociais

Pesquisadores viram na presença virtual uma forma de atingir os moradores da comunidade trinacional e também de outros locais da América Latina
publicado: 27/07/2022 08h42, última modificação: 27/07/2022 08h59

Um dos objetivos de toda instituição pública de ensino e pesquisa é o de compartilhar o conhecimento produzido com a comunidade. Em tempos em que boa parte da população conta com um celular com acesso à internet, alunos e professores da UNILA estão levando as discussões e resultados de projetos de ensino, pesquisa e  extensão para portais na internet e perfis nas redes sociais.

Instagram "Direitos e Deveres na Medicina" é o resultado da disciplina de Metodologia Científica do curso de MedicinaO movimento ganhou bastante força a partir de 2020, quando todas as atividades da Universidade migraram para o ambiente digital por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, um levantamento conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) mostrou que 93,3% dos projetos de extensão estavam realizando suas atividades em alguma plataforma virtual. Passado o período de exigência de isolamento físico, os pesquisadores viram na presença virtual uma forma de atingir os moradores da comunidade trinacional, onde a UNILA está inserida - e também de outros locais da América Latina.

Confira algumas das iniciativas com presença nas mídias sociais:

 

Direito e Deveres na Medicina

Projeto da disciplina de Metodologia Científica, o “Direito e Deveres na Medicina” está no Instagram e no Twitter. O objetivo é divulgar informações sobre Ciência, Medicina e Direito. Os conteúdos são produzidos por acadêmicos do curso e são divulgados às terças e quintas-feiras. Recentemente, foi divulgado um vídeo que aborda as conexões entre o SUS, direitos constitucionais, medicina e ciência.

Bota a Cara no SUS

O projeto Bota a Cara no SUS objetiva promover, visibilizar e divulgar informações a respeito das especificidades em saúde da comunidade LGBTQIA+ em Foz do Iguaçu. Além da divulgação de conteúdos nas mídias sociais, o projeto quer fomentar debates, atividades, capacitações, encontros e relações pessoais e institucionais em torno do acesso, acolhimento e atendimento da diversidade na rede pública de saúde.

Aracnídeos do Quintal

O projeto Aracnídeos no Quintal visa oferecer à comunidade o conhecimento necessário para que sejam capazes de diferenciar as espécies perigosas de aracnídeos e saibam proceder corretamente caso ocorra um acidente, através das apresentações ministradas por profissionais renomados que estudam esses animais. O projeto também promove o ciclo de palestras "Aranhas e escorpiões: Importância ecológica, médica, acidentes e prevenção". O primeiro evento será no dia 26 de julho, com transmissão via Youtube.

Projeto Ecologia e Saúde promove a utilização de protocolos de ciência cidadã para monitoramento da dengueEcologia e Saúde

O projeto “Ecologia e saúde” tem o objetivo de promover a utilização de protocolos de ciência cidadã para monitoramento da dengue. Por meio do site e do Instagram, o projeto divulga informações de cunho científico sobre a dengue e demais arboviroses associadas aos mosquitos do gênero Aedes. Os conteúdos envolvem três projetos de extensão da UNILA: "Ecologia e saúde: ciência cidadã para monitoramento da dengue"; "Conhecendo o Aedes aegypti e Aedes albopictus, os mosquitos dos vários vírus"; e "Jornal Ciências na Escola". A equipe é formada por estudantes e professores da UNILA, dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, e Medicina. 

Clube da Evolução

O Clube da Evolução da UNILA é um projeto de extensão que busca realizar divulgação científica sobre a Evolução Biológica, através da integração da extensão com o ensino e pesquisa. Deste modo, pretende-se divulgar a teoria da Evolução a diferentes públicos, incluindo o não especializado, e aproximar a ciência e a universidade do ensino básico e da comunidade em geral. Além da presença nas mídias sociais, o projeto mantém uma coleção didática de Paleontologia na UNILA. 

Escola Divulga Ciência

No Instagram, integrantes do projeto "Escola Divulga Ciência" veiculam o andamento das oficinas e as atividades realizadas. A iniciativa visa colaborar com a formação de jovens leitores de ciência e difundir, nas escolas, as pesquisas feitas no Brasil. O público-alvo do projeto são os estudantes do sétimo ao nono ano do ensino fundamental.

Integração da Ciência e Principia Podcast

Portal feito por alunos do Curso de Engenharia Física para a divulgação da UNILA com foco na ciência em geral. Além de posts sobre ciência e educação, os estudantes produzem um podcast entrevistando outros alunos, além de professores e pesquisadores da Universidade. O Integração da Ciência nasceu em 2019, como uma atividade da disciplina de Empreendedorismo, do curso de Engenharia Física. Os estudantes foram desafiados a desenvolver um projeto de mercado para redes sociais, com foco na divulgação científica.

Desplastifique-se divulga formas de reduzir o consumo de plásticos, como substituí-los, onde e como realizar o descarte adequadoDesplastifique-se

“Desplastifique-se” é um projeto de extensão da UNILA que discute o desenvolvimento sustentável de uma perspectiva interdisciplinar, educativa, cultural, científica e política. Nas redes sociais do projeto, são divulgadas formas de reduzir o consumo de plásticos, como substituí-lo, onde e como realizar o descarte adequado. O projeto também conta com um aplicativo, criado por um grupo de estudantes da UNILA, para auxiliar as pessoas a entenderem o ciclo do plástico e os danos que esse material causa no meio ambiente.

Microlândia

A maioria das pessoas tem a ideia errada de que todos os micro-organismos são prejudiciais, especialmente porque pouco se sabe sobre quem são, como vivem e quais suas funções. Pensando nisso, o projeto de extensão "Microlândia" explora o território microbiano em todas as suas vertentes, como na área da saúde, meio ambiente, industrial, biotecnologia e sociedade. Os discentes dos cursos de Ciências Biológicas e Biotecnologia são responsáveis pela elaboração dos materiais e atividades que são divulgadas no Instagram. Além das ações na rede social, o projeto vai promover atividades presenciais em feiras e eventos, sempre com o objetivo de divulgação científica e evolução social. 

Blog de História da UNILA

O Blog de Historia da UNILA é voltado a discutir e desvelar as etapas e operações do conhecimento histórico, da identificação de uma fonte à elaboração de proposições históricas. O blog compartilha, semanalmente, textos que abordam temáticas do universo historiográfico. 

Ciclo de Literatura Latino-Americana Comparada

O canal do Youtube do Ciclo de Literatura Latino-Americana Comparada reúne entrevistas, palestras e mesas-redondas com escritores, professores, estudantes e pesquisadores que apresentam produção de referência em suas áreas de conhecimento. Os espectadores têm a oportunidade de conhecer novas perspectivas artísticas, teóricas, críticas e metodológicas sobre a arte e a cultura latino-americana, como também aprofundar debates estéticos, epistemológicos e metodológicos sobre as diferentes dimensões que envolvem os fenômenos literários, estéticos e culturais do continente.

Instagram do Observatório da Integração Econômica da América do Sul e a Revista La EspadaObiesur e La Espada

O instagram @Obiesur divulga o Observatório da Integração Econômica da América do Sul e a Revista La Espada, uma publicação de articulação de intelectuais “comprometidos com a construção de Pátrias livres e soberanas na Nossa América”. Desde 2012, a revista La Espada já conta com 26 números publicados. Todos estão disponíveis no site da UNILA. As dezenas de autores acumulam experiências diferentes e complementares, que vão desde as primeiras pesquisas no âmbito da formação acadêmica até o exercício de funções de alto escalão no serviço público e na diplomacia, passando pela docência universitária, pelo intercâmbio internacional e a militância política.

Educom Guarani

O portal Educom Guarani reúne material audiovisual produzido nas oficinas formativas do projeto de extensão, que foram realizadas na região Oeste do Paraná. O objetivo é promover a língua e a cultura Guarani e outras culturas indígenas e, assim, obter reconhecimento. Desde o início do projeto de extensão, em 2018, são realizadas formações de docentes de língua-cultura guarani das escolas e comunidades indígenas das Tekoha (aldeias). Com orientação de estudantes e professores da UNILA, os próprios integrantes das comunidades gravaram as aulas e cerimônias espirituais que aconteceram nas Tekoha. Essas gravações e as ferramentas de comunicação que foram orientadas têm o objetivo de auxiliar no processo pedagógico da comunidade.