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UNILA recebe etapa de programa de formação da Organização dos Estados Ibero-Americanos

Programa “Integração e Desenvolvimento: Formação de Alto Nível” reuniu docentes, discentes e diplomatas do Mercosul
publicado: 16/07/2024 14h57, última modificação: 16/07/2024 16h17

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em uma ação colaborativa com a Universidade Nacional de San Martín (UNSAM) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), foi sede da última etapa do programa “Integração e Desenvolvimento: Formação de Alto Nível”, que visa a fortalecer os vínculos intra e interblocos do Mercosul. Iniciativa que tem como fim dotar líderes profissionais com ferramentas de trabalho que melhorem as condições de vida nos países do bloco, o programa teve esta etapa final nos dias 25 e 26 de junho, no Campus Integração, em que reuniu jovens estudantes e trabalhadores de distintos órgãos dos estados-membros do Mercosul.

Além do fortalecimento de vínculos, o programa busca fomentar a cooperação entre países e contribuir para o desenvolvimento regional e para a construção de uma identidade comum na América Latina. A UNILA, com seu enfoque na integração latino-americana, demonstra ser um espaço ideal para a realização desta iniciativa.

Leila Yatim, coordenadora da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT) da UNILA, menciona também a importância de realizar o módulo final presencialmente na Universidade, ratificando que a posição geográfica e a própria instituição são ideais para abordar a integração fronteiriça e regional. 

A avaliação de Leila é reforçada por Diana Araujo Pereira, reitora da UNILA, que enfatiza a missão da Universidade. Como ela destaca, a instituição tem justamente como objetivo formar recursos humanos capazes de contribuir com a integração, o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional do continente, especialmente no Mercosul, mas com um enfoque especial nas fronteiras: “Queremos formar profissionais com uma perspectiva de integração”, disse a reitora. 

Participação internacional

A mesma intencionalidade é lembrada por Gustavo Oliveira Vieira, professor de Direito Internacional e Direito da Integração, que ministrou, como representante da UNILA, o módulo sobre a transfronteirização e desarmamento. Para ele, “as universidades de regiões fronteiriças podem ser atores-chave para apoiar a agenda de política externa e a integração regional”, contextualizou.

“A explicação de Gustavo Vieira foi muito precisa quanto à importância que a fronteira tem a partir de uma perspectiva local. É muito importante, porque explica com muita clareza as problemáticas e desafios que temos em nível fronteiriço”, avaliou Mariano de Rosa, diplomata no Ministério das Relações Exteriores da Argentina. Além de destacar a relevância do curso para seu desenvolvimento profissional, Rosa enfatizou a utilidade do curso para a integração e cooperação entre os países.

Por sua vez, o discente de mestrado em Relações Internacionais, Yordanis Crespo Urrutia viu, no curso, uma oportunidade de entender a estrutura do Mercosul a partir da sua perspectiva como estrangeiro. Nascido em Cuba, país que não integra o bloco econômico, ele lembra da “importância de sair um pouco da sua região da América Latina”. Yordanis também ressaltou sua satisfação com o curso de formação, especialmente pela relevância para o seu trabalho com a Associação de Indígenas Migrantes e Refugiados de Foz do Iguaçu (AMIRF), criada recentemente. 

Gestora de cooperação e inovação da Organização dos Estados Ibero-Americanos na Argentina, Fiorella Krysztpyan expressou sua satisfação com o programa. Segundo ela, a OEI tem como pilares fundamentais a educação, a ciência e a cultura. Por isso, é satisfatório observar a adesão dos discentes da UNILA ao projeto: “Ver todos os estudantes satisfeitos nos gratifica muito. A cooperação é fundamental, então estamos muito agradecidos à UNILA por nos receber e a todos os alunos por terem vindo”, encerrou. 

 

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*Conteúdo produzido com a colaboração dos bolsistas do LABCOM/SECOM: Paola Michelle Gomez Toro, Patrick Batista Rocha, Ricardo Blanco Martínez, Paula Gisellet Suárez Riveros, Pedro Henrique Silva Rodrigues.