Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Biodiversidade Neotropical abre seleção para alunos regulares
conteúdo

Institucional

Mestrado em Biodiversidade Neotropical abre seleção para alunos regulares

Estão sendo ofertadas 21 vagas; as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de janeiro
publicado: 11/12/2025 16h05, última modificação: 11/12/2025 16h05

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) publicou o edital que regulamenta o processo seletivo para ingresso em seu curso de mestrado no primeiro semestre letivo de 2026. Nesta seleção, o PPGBN está ofertando gratuitamente até 21 vagas, sendo 11 delas destinadas para ações afirmativas.

Voltado a graduados na área de Ciências Biológicas ou áreas afins, o processo recebe candidaturas até o dia 14 de janeiro, via SIGAA. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve entrar em contato com o orientador pretendido (a lista de docentes consta no edital) para conhecer a sua linha de pesquisa e viabilidade do projeto a ser desenvolvido, além de obter carta de aceite de orientação.

O processo seletivo será realizado por meio de prova escrita presencial (que irá ocorrer no dia 3 de fevereiro, na Unidade Jardim Universitário) e de análise de formação e produção acadêmica. A prova visa avaliar a leitura e compreensão de texto de divulgação científica ou artigo científico em língua inglesa relacionado com a área de conhecimento do programa. Esse texto ou artigo será disponibilizado com seis horas de antecedência da prova para possibilitar a leitura e a interpretação prévia. Serão considerados como aprovados os candidatos que atingirem nota maior ou igual a 5.

Sobre o programa

O PPGBN tem como principais objetivos formar recursos humanos na área de biodiversidade com uma visão abrangente, crítica e atualizada da problemática da descrição da biodiversidade, capacidade de investigação de suas relações ecológicas e história evolutiva, bem como de avaliação das bases para sua conservação; além de formação sólida e integrada em ecologia, sistemática e evolução biológica para atuar em pesquisa e docência no ensino superior do Brasil e demais países da América Latina, com especial relevância para os discentes oriundos da região Oeste dos estados da região Sul do Brasil e de países vizinhos.

Para outras informações, acesse a página do programa.