Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Biociências abre processo seletivo de 21 vagas para alunos regulares

Processo Seletivo

Inscrições podem ser feitas até 4 de junho e as aulas iniciam-se em agosto; a inscrição e o curso são gratuitos
publicado: 12/05/2023 15h33, última modificação: 30/05/2023 08h48

O Mestrado em Biociências está com inscrições abertas, até 4 de junho, para seleção de 21 vagas de alunos regulares. Nesse processo, 11 vagas são para ampla concorrência e 6 são para ações afirmativas, destinadas a pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e pessoas com deficiência (PcD). Cada uma das outras quatro vagas são direcionadas a candidatos indígenas; quilombolas; aos autodeclarados trans e não binários; e aos refugiados, portadores ou solicitantes de refúgio ou visto humanitário.

Os candidatos devem ser portadores de diplomas de graduação ou apresentar declaração de conclusão de curso ou de previsão de colação de grau até 31 de julho. Podem concorrer às vagas aqueles graduados em Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e áreas afins.

Para a inscrição, o candidato deve entrar em contato com o orientador pretendido e obter o aval e assinatura em seu plano de dissertação e cronograma de atividades, de acordo com o anexo que está disposto no edital PPGBC 06/2023. A prova escrita é presencial e os interessados também podem solicitar a realização do exame em outra instituição de ensino superior no Brasil ou no exterior, desde que aplicada por um pesquisador devidamente autorizado pelo Programa. O candidato será avaliado em relação à proficiência em língua estrangeira, avaliação do plano de dissertação, cronograma de atividades e análise do curriculum vitae.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPG-BC) desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ciências Biológicas aplicadas à Saúde e à Biotecnologia. O Programa tem como objetivo formar profissionais em nível de mestrado, com formação sólida e ampla em Biociências, capazes de atuar na docência, na indústria, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços, na pesquisa científica e em agências reguladoras das áreas de saúde/biológica, em âmbito nacional e internacional, de acordo com a vocação da UNILA.

O Programa possui duas áreas de concentração: compostos bioativos e saúde; e mecanismos biológicos. A primeira compreende linhas de pesquisa das áreas de ciências básicas e aplicadas, que buscam elucidar mecanismos fisiopatológicos, visando encontrar novos compostos bioativos ou novas funções para substâncias conhecidas. Os objetivos são o desenvolvimento de potencial tratamento para diferentes patologias e a promoção da saúde. A segunda área compreende linhas de pesquisa que abordam mecanismos biológicos da fisiologia e do desenvolvimento embrionário; mecanismos envolvidos em processos de genética e de evolução; e mecanismos de micro-organismos que podem ser utilizados para estudos em relação à saúde humana ou ambiental.