Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manu Cândido, estudante de Música, lança álbum com canções próprias

Vida Universitária

Manu Cândido, estudante de Música, lança álbum com canções próprias

EP estará disponível a partir desta sexta-feira (12) nas plataformas digitais; Ciclo, música que dá nome ao disco, faz homenagem à UNILA
publicado: 11/05/2023 16h30, última modificação: 11/05/2023 16h16

A cantora Manu Cândido, estudante do curso de Música da UNILA, está lançando o EP Ciclo reunindo seis músicas de autoria própria. O EP, que tem a participação de docentes e estudantes do curso, estará disponível nas plataformas digitais a partir desta sexta-feira (12).

“As canções foram imaginadas para cantar a vida de uma maneira simples, contemplando o cotidiano, os sentimentos e tudo que possa transformar o momento em que o ouvinte escuta as composições”, diz a autora. Fazem parte do disco as músicas: Sabiá (Zorzal), Além de alma, Vibra que vem, Zói que brilha, Pinduca Biá e Ciclo (Mar se abrindo) – canção que dá nome ao EP e também faz uma homenagem à UNILA.

Esse é o segundo trabalho de Manu Cândido, o primeiro foi Infinito (2022). Ambos realizados depois do ingresso da artista no curso de Música. “O curso vem agregando em minha profissão a todo instante, aprendo durante o dia e já aplico nos shows”, conta. “Para a realização do EP Ciclo me senti mais segura, preparada vocalmente e psicologicamente. E, para mim, que sou compositora e sempre compus minhas músicas sem fluência alguma na parte teórica, desta vez, pude perceber a diferença que faz entender tudo o que está acontecendo em um estúdio, desde os arranjos, tons, harmonias”, completa.

Por isso, também a homenagem à UNILA, com a canção Ciclo. “Me sinto muito honrada em poder cursar uma Universidade federal como a UNILA, que nos propõe todos os dias grandes aprendizados de vida e academia. Estudar nos dá poder. Poder de escolha, de saber quem somos e nossos potenciais.” Ela conta que ao ser aprovada no curso sentiu “como se o mar estivesse se abrindo”. A autora levou essa sensação para a canção título do disco, que remete ao ciclo do mar, “horas agitado, outras calmaria, como a vida”, diz Manu. “Depois vi que a música queria dizer que a calmaria sempre chega.”

O disco, que recebeu recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural de Foz do Iguaçu, também tem a participação de Diego Roque Guerro (acordeão); de Thais Montenegro e Carol Ramalho (intérpretes) e César Orlando Martínez González (violão) músicos já graduados pela UNILA; e de Marina Araldi (intérprete), estudante de Música. Docentes do curso também marcam presença no EP: Analía Chernavsky (intérprete), Lucas Casacio (bateria e percussão), Marcelo Corrêa (piano) e Gabriel Lima Rezende (contrabaixo e arranjos). A produção musical é de Jorge Dalmagro.