Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA conclui implantação do Laboratório de Espectrometria de Absorção Atômica

UNILA conclui implantação do Laboratório de Espectrometria de Absorção Atômica

Espectrômetro determina a quantidade de metais e semimetais em uma ampla variedade de amostras e vai auxiliar o desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas de conhecimento
publicado: 06/06/2022 08h00, última modificação: 03/06/2022 16h58
Espectrômetro de Absorção Atômica

Duas mulheres utilizando equipamento de pesquisa

A UNILA concluiu, em maio, a implantação do Laboratório de Espectrometria de Absorção Atômica. O laboratório, que está localizado na unidade Jardim Universitário, poderá ser usado no desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas como biologia, biotecnologia, engenharia, física e química.

O Espectrômetro de Absorção Atômica é um equipamento permite determinar a quantidade de metais, semimetais e alguns não metais em soluções, sólidas, líquidas e gasosas e em uma ampla variedade de amostras: alimentos, materiais biológicos (tecidos e fluídos), ambientais (águas, solos, sedimentos e plantas) e geológicos (rochas, minérios). “O equipamento pode ser utilizado para uma gama muito grande dentro das linhas de pesquisa dos professores tanto do ILACVN quanto do ILATIT”, comenta o docente Henrique Almeida.

A aquisição foi realizada em 2018, pelo valor de R$ 208.329,33 – recursos captados junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A partir da aquisição e entrega do espectrômetro, teve início a instalação da infraestrutura necessária para seu funcionamento adequado. “O equipamento exige condições específicas de infraestrutura elétrica e hidráulica; uso de gases analíticos (óxido nitroso e acetileno), ar comprimido e sistema de exaustão próprio por trabalhar com chama”, explica a secretária de Apoio Científico e Tecnológico, Solange Aikes Bastian. O espectrômetro adquirido pela UNILA utiliza chamas como atomizador. “O fornecedor faz, ainda, várias exigências, desde da variação de temperatura da sala, até a distância em centímetros perfeitos da coifa de exaustão e bancada”, completa.

“A aquisição desse equipamento vai ajudar o desenvolvimento da pesquisa na UNILA, junto com outros equipamentos que a Universidade já possui”, afirma Henrique Almeida, citando como exemplo a microscopia eletrônica de varredura, difratometria de raio-x e cromatografia. Anteriormente, explica ele, era preciso recorrer a outras universidades que possuíam o espectrômetro. “Mas agora temos a possibilidade de fazer essa análise aqui. A aquisição desse equipamento vai facilitar a pesquisa e já há várias demandas.”

Além da Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT), a implantação do laboratório também contou com o trabalho de equipes da Secretaria de Implantação do Campus (SECIC) e da Seção de Manutenção Predial (SEMAP) que garantiram o atendimento às condições exigidas pelo fornecedor do equipamento.