Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integrantes da comunidade acadêmica parabenizam Foz do Iguaçu no aniversário do município

Vida Universitária

Conheça a história de forasteiros da UNILA e suas impressões sobre a cidade, que completa 106 anos nesta quarta-feira (10)
publicado: 10/06/2020 08h00, última modificação: 10/06/2020 08h33

No dia 10 de junho, a cidade de Foz do Iguaçu celebra o aniversário de 106 anos. E um capítulo recente dessa história de mais de um século inclui a UNILA, que, ao longo de 10 anos de existência, tem atuado com ensino, pesquisa e extensão, em diálogo com questões latino-americanas e também de Foz do Iguaçu.

E em homenagem a esta cidade que acolheu a UNILA, integrantes da comunidade acadêmica contam um pouco da sua história em Foz do Iguaçu e de seu olhar sobre a cidade. São forasteiros da Universidade, que ampliam a diversidade cultural no município. Hoje, a UNILA conta com estudantes de 35 nacionalidades e de diversas cidades brasileiras, técnico-administrativos de vários cantos do Brasil, além de professores brasileiros e latino-americanos.

Tiago Araújo, mineiro, estudante do curso de Medicina

“Foz do Iguaçu é reconhecida por suas belezas naturais, fronteiras e pontos turísticos. Contudo, desde 2017, quando vim do interior de Minas Gerais para estudar na UNILA, descobri que Foz é muito mais do que isso. Foz é diversidade, respeito, cuidado e acolhimento. Trouxe da minha cidade, Caratinga, uma mala com alguns pertences pessoais, metas, desafios e tradições. Foz do Iguaçu me acolheu, acolheu minhas metas, me ajudou a superar os desafios e me contagiou com seus múltiplos costumes e tradições.

Além disso, como estudante de uma universidade pública, reconheço a importância de transbordar os conhecimentos adquiridos para além dos muros da Universidade. Dessa maneira, por meio da Liga Universitária de Trauma e Emergência da UNILA e do projeto de extensão Pequenas Ações Salvam Vidas, nos últimos três anos, mais de dois mil iguaçuenses receberam algum tipo de treinamento em primeiros socorros. Acreditamos que temos em nossas mãos o papel e as ferramentas para transformar positivamente o cenário de morbimortalidade do município, com ações simples, porém decisivas. Diante de tudo isso, deixo aqui o meu obrigado e os meus parabéns a esta cidade que compreende a relevância da UNILA e que, cada dia mais, recebe a Universidade nos mais diversos setores.”

Juliana de Souza Medeiros, potiguar, psicóloga do Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde

“Conheci Foz do Iguaçu em janeiro de 2007, quando vim fazer um curso, e me encantei pela cidade desde que estava no avião, devido à natureza da cidade. Nasci em Natal, cidade de que gosto muito também, mas tinha vontade de morar em outro lugar, para ter novas experiências. Este ano vai fazer 13 anos que adotei Foz do Iguaçu para viver. Engraçado que, neste tempo em que moro aqui, já ouvi várias pessoas dizendo que Foz do Iguaçu é interior e não tem muitas coisas para fazer. Porém, o fato de ser uma cidade de interior, mais tranquila e com muita natureza, foi o que me encantou desde o início. Desde que mudei para cá, a cidade já se desenvolveu muito e hoje tem muita coisa para fazer. Aqui eu terminei minha graduação, que já havia começado em Natal, e construí a minha vida profissional. Conheci, convivi, e ainda convivo, com pessoas e lugares que me trouxeram muito aprendizado.

Vir para cá de fato me fez crescer muito como eu queria. Quando falo que sou de Natal, sempre escuto: ‘o que é que você veio fazer aqui?!’ Algumas pessoas não reconhecem os pontos fortes da cidade, apenas reclamam do que não gostam. Adoro a característica internacional de Foz! Dezenas de etnias convivendo pacificamente é o máximo. Foz hoje é a minha casa e sou muito grata por tudo que conquistei e que aprendi por aqui. Desejo minhas felicitações pelo aniversário da cidade!”

Guillermo Diaz Villavicencio, chileno, docente do curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar

“Vejo nesta cidade um verdadeiro espírito de trabalho e irmandade entre os vizinhos argentinos e paraguaios, sem deixar de mencionar as diferentes culturas que vemos no cotidiano, como a libanesa, chinesa, japonesa e outras. Essa situação multicultural entrega muita força para a gente querer seguir ficando aqui. Em meus estudos sobre políticas públicas e desenvolvimento, fica claro que existe um alto nível de comprometimento com o desenvolvimento social da comunidade da Tríplice Fronteira. Não temos somente turismo, mas uma grande diversidade de atividades agrícolas, educacionais, de serviços etc.

Nestes tempos de pandemia, temos que refletir e fortalecer ainda mais esse espírito social e de entendimento coletivo, para superar a Covid-19. E Foz do Iguaçu apresenta uma forte vontade de superar todas as expectativas propostas. Feliz aniversário, querida cidade.”