Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Celpe-Bras encerram-se no dia 1º de março

Inscrições para o Celpe-Bras encerram-se no dia 1º de março

A UNILA é um dos postos aplicadores e disponibiliza 50 vagas gratuitamente; provas serão aplicadas entre os dias 23 e 26 de abril
publicado: 21/02/2024 09h11, última modificação: 21/02/2024 15h06

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou edital para os interessados em obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2024. Trata-se do único certificado oficial de proficiência em português e é aceito como comprovação de proficiência pelas Instituições de Ensino Superior para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

As provas escrita e oral serão aplicadas entre os dias 23 e 26 de abril, em postos localizados no Brasil e no exterior. Durante a inscrição, o participante deve selecionar o local onde pretende realizar as provas, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas por posto. Não é permitido realizar o exame em posto diferente do escolhido na inscrição. A UNILA é uma das opções de posto aplicador e está disponibilizando 50 vagas gratuitamente. Após o encerramento do número de vagas, o sistema automaticamente bloqueia as inscrições, e o candidato precisa escolher outro posto aplicador.

A estrutura do exame é dividida em duas etapas. A parte escrita da prova deve ser realizada em até três horas e é composta por quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua Portuguesa. Já a parte oral consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador, com duração de 20 minutos. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. O Celpe-Bras é conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Acesse o edital do INEP e o site da Celpe-Bras para fazer a inscrição.