Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Hoje é o último dia para se inscrever no Enem e disputar vaga na UNILA

Hoje é o último dia para se inscrever no Enem e disputar vaga na UNILA

A prova é o primeiro passo para aqueles que pretendem estudar na UNILA, que utiliza o Sisu em seu processo de seleção
publicado: 14/07/2021 09h00, última modificação: 14/07/2021 09h57

Terminam hoje as inscrições para o Enem, primeiro passo para quem pretende fazer um curso superior na UNILA e em outras universidades públicas. A inscrição deve ser feita pela internet, na página do Enem, onde também podem ser acessados os editais, mais informações e provas e gabaritos anteriores.

A UNILA utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, portanto, a nota do Enem para a seleção de estudantes brasileiros para os 29 cursos que oferece. O número de vagas total depende do processo seletivo internacional, sendo, no mínimo, 708 vagas anuais para brasileiros.

As provas impressa e digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e terão os mesmos itens e tema de redação. Para se inscrever, o interessado precisa acessar a Página do Participante, informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal. A taxa de inscrição é de R$ 85.

No momento da inscrição, o participante deve escolher o modelo de prova que deseja realizar — impressa ou digital. A versão digital do exame tem número limitado de vagas e é exclusiva para quem já concluiu ou conclui em 2021 o ensino médio. Os chamados “treineiros” podem se inscrever somente para o Enem impresso.

Atendimentos especializados

Será oferecido atendimento específico para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, e para gestantes, lactantes e idosos. Os participantes que precisarem de atendimento devem realizar a solicitação no momento da inscrição e informar as condições que motivam o pedido.

O Enem Digital também oferece atendimentos especializados e recursos de acessibilidade, como tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso. O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição.

Além desses benefícios, os interessados em fazer o exame impresso também poderão solicitar prova em braile, videoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e leitura labial. Já aqueles que indicarem espectro autista poderão utilizar canetas com tinta colorida no Caderno de Questões e caneta transparente de tinta preta para transcrição no Cartão-Resposta.

Os participantes que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero (transexual, travesti ou transgênero) podem solicitar o tratamento pelo nome social, no período de 19 a 23 de julho.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

*Com assessoria do MEC e Inep