Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Literatura Comparada abre processo seletivo para aluno especial

Mestrado em Literatura Comparada abre processo seletivo para aluno especial

Estão sendo ofertadas 37 vagas, distribuídas em oito disciplinas; inscrições seguem até 11 de julho
publicado: 01/07/2020 15h26, última modificação: 06/07/2021 17h20

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) da UNILA abre processo seletivo para alunos especiais, com vagas em oito disciplinas que serão ofertadas no segundo semestre deste ano. As inscrições seguem até o dia 11 de julho e devem ser realizadas, exclusivamente, por via eletrônica, neste link. Podem participar candidatos portadores de diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento. Além dos documentos exigidos para candidatar-se a uma das 37 vagas ofertadas, é preciso anexar uma carta de intenções dirigida ao professor da disciplina pleiteada, justificando as razões em querer cursá-la.

As aulas terão início no dia 2 de agosto, inicialmente em regime remoto, conforme normas e resoluções da UNILA referentes às atividades acadêmicas de pós-graduação em 2021. Em caso de dúvidas sobre a seleção, os candidatos podem escrever para o e-mail secretaria.ppglc@unila.edu.br.

Estas são as disciplinas que serão ofertadas neste semestre: Leituras literárias em perspectiva comparatista (10 vagas); Literatura e violência na América Latina (3 vagas); Literatura e história na América Latina (3 vagas); Seminário Teorias e práticas dos patrimônios (3 vagas); Textos e imagens na América Latina: grupos sociais marginalizados na produção visual e literária depois das “Independências” (5 vagas); Figurações do político: cinema e audiovisual na cultura das mídias (3 vagas); Antropologia e literatura: aproximações e conexões (5 vagas); Seminário Aproximando a literatura e a psicanálise: leituras, literaturas e corpos possíveis (5 vagas).

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) visa produzir conhecimentos destinados a valorizar as poéticas latino-americanas e capacitar, em perspectiva supranacional e eminentemente comparatista, pesquisadores e pensadores engajados em investigar temas que reflitam as condições de formação e as necessidades históricas das populações latino-americanas.

As pesquisas desenvolvidas no PPGLC buscarão explorar as zonas de contato entre culturas de pelo menos dois distintos países ou etnias latino-americanas, no que diz respeito aos diálogos entre autores, artistas, críticos e tradutores (mediadores culturais entre povos ou etnias distintas), mas igualmente em relação à construção de representações mútuas por meio de narrativas verbais, visuais, textuais e multimodais.

O edital completo sobre o processo seletivo, inclusive com a ementa das disciplinas ofertadas, pode ser acessado aqui.