Institucional
"O Escritor Corporal" é o novo lançamento da EDUNILA
“O Escritor Corporal – Uma sociologia para a literatura | A geração do sufoco em entrevista”, de Giovanni Ricciardi, é o mais recente lançamento da Editora da UNILA (EDUNILA).
O título do livro está relacionado ao tipo de pesquisa que o autor vem desenvolvendo há alguns anos com escritores brasileiros. Segundo conta Ricciardi, a expressão “escritor corporal” foi inspirada por Gabriel Nascente, durante uma entrevista. “Gostei da expressão convívio corporal [usada por Nascente], dessa osmose entre o corpo e a fantasia, entre o sentimento e a palavra e passei a definir ‘escritor corporal’ o meu trabalho e a minha metodologia, que para melhor entender a literatura conclamam a biografia e a capacidade criadora”, escreve.
Italiano, professor de literatura brasileira na Universidade de Nápoles, Ricciardi reúne no livro trechos de entrevistas feitas com diferentes autores para tentar entender como nasce um texto e como a capacidade criadora está relacionada com as experiências e a vida dos escritores. Nas pouco mais de 260 páginas, o livro também traz pensamentos, artigos, prefácios e relações de congressos, “fruto de longos anos de experiências e de trabalho”.
Giovanni Ricciardi também é autor de Sociologia da Literatura; Lineamenti di una sociologia della produzione artística e letteraria; Auto-retratos; Biografia e criação literária (entrevistas aos escritores brasileiros) em 7 volumes; A literatura brasileira de 1960 a 1990, entre outras obras.
O livro “O Escritor Corporal” está à venda por R$ 21,90 e pode ser adquirido na sede da EDUNILA (Bloco 4, Espaço 2, Sala 12 – PTI) ou pelo correio eletrônico editora@unila.edu.br.