Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para as provas do Celpe-Bras

Inscrições abertas para as provas do Celpe-Bras

Exame para o único certificado oficial de proficiência em português será aplicado na UNILA entre os dias 16 e 18 de outubro
publicado: 06/08/2019 16h57, última modificação: 06/08/2019 16h57

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o Edital do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As inscrições para o exame serão realizadas de 5 a 18 de agosto, exclusivamente pela internet, no Sistema Celpe-Bras. As provas serão realizadas de 16 a 18 de outubro, em 126 postos aplicadores no Brasil e no exterior. A UNILA é um dos postos aplicadores desde 2014 e, neste ano, ofertará 60 vagas.

“A aplicação aqui na UNILA foi solicitada ao Inep pelos docentes da área de Português para Estrangeiros e busca atingir tanto a comunidade interna – ou seja, estudantes e professores da Instituição vindos de fora do Brasil – quanto demais moradores desta região trifronteiriça, que historicamente atrai uma grande quantidade de imigrantes com o interesse e a necessidade de estudar e trabalhar no Brasil”, observa a coordenadora do posto aplicador UNILA/Celpe-Bras, professora Tatiana Pereira Carvalhal. Além da iniciativa de ofertar a aplicação do Celpe-Bras, a UNILA oferta cursos de extensão de ensino da língua portuguesa pelo Programa Permanente de Línguas para a Comunidade: ensino e formação para integração (PPLC), complementa Tatiana.

O que é o Celpe-Bras

O Celpe-Bras é o único certificado oficial de proficiência em português. Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Outorgado pelo MEC, o Celpe-Bras é conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O Inep é responsável pela aplicação, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Como se inscrever

Durante a inscrição, o participante deve selecionar o local onde pretende realizar as provas, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas por posto. Não é permitido realizar o exame em posto diferente do escolhido na inscrição. Para fazer a inscrição, o participante deverá informar o número de passaporte ou documento de identificação. Na UNILA, as inscrições são gratuitas. Após o encerramento do número de vagas, o sistema automaticamente bloqueia as inscrições, e o candidato precisa escolher outro posto aplicador.

Sobre a prova

O Celpe-Bras é composto de parte escrita e oral. Para obter a certificação de proficiência em língua portuguesa, o participante deverá alcançar, pelo menos, o nível intermediário nas duas partes do exame. O resultado está previsto para dezembro de 2019. Para saber mais sobre o Celpe-Bras, acesse a página do Núclero de Línguas da UNILA ou o site do Celpe-Bras. Em caso de dúvidas, escreva para celpebras@unila.edu.br.