Você está aqui: Página Inicial > Notícias > GT do Instituto Binacional abre consulta pública internacional para ampliar a participação
conteúdo

Institucional

GT do Instituto Binacional abre consulta pública internacional para ampliar a participação

Comunidade acadêmica da UNILA e comunidade externa poderão participar da proposta de criação do Instituto Binacional Brasil-Paraguai com envio de sugestões, por meio de formulário, até o dia 22 de maio.
publicado: 23/04/2024 15h12, última modificação: 24/04/2024 12h00

 

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Universidad Nacional del Este (UNE) tem a possibilidade de criar, com o apoio dos Ministérios da Educação e dos Ministérios de Relações Exteriores de seus países, um Instituto Binacional na fronteira entre Brasil e Paraguai, nas cidades de Foz do Iguaçu e Cidade do Leste. E em virtude da necessidade de ampliar a participação da comunidade interna e externa no processo de estudo de viabilidade de criação desse Instituto, o grupo de trabalho responsável pela condução do processo abriu consulta pública internacional para envio de sugestões e proposições para fomentar os trabalhos do GT.

O objetivo do grupo de trabalho é o fortalecimento da Internacionalização da UNILA, e sua composição se deu pelas Portarias n.º 43/2023 e n.º 44/2023 do MEC, e inclui representantes dos Ministérios da Educação brasileiro e paraguaio, da UNILA e da UNE, bem como por pesquisadores da CAPES e CONACYT, além de diplomatas de ambos os países. Desde fevereiro de 2024,o grupo vem realizando uma série de atividades, como seminários e Fóruns de discussão. "É seguindo esse mesmo espírito de colaboração e construção coletiva que este formulário pretende ser um espaço de acolhida de ideias, críticas e sugestões. E para dar continuidade aos trabalhos do GT, a colaboração de todos é muito importante," afirma Diana Araujo Pereira, reitora da UNILA.

Diana também ressalta que a UNILA vive hoje um novo período de consolidação, fortalecimento e expansão de sua missão institucional que é “formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul)”, alinhada com a política externa estatal e com a Constituição Federal no seu artigo 4º , Parágrafo Único: “A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”.

Consulta Pública

O formulário "consulta internacional: contribuições à concepção de uma proposta político-pedagógica para o Instituto Binacional Brasil-Paraguai" ficará aberto para participação até o dia 22 de maio, e pode ser acessado através do link. Outros conteúdos e documentos relacionados ao GT podem ser encontrados através da página do Instituto Binacional, no portal da PROINT- pró reitoria de relações institucionais e internacionais. 

Seminário de Internacionalização

Também no dia 22 de maio, será promovido outro seminário do GT na UNILA, que contará com a presença da pesquisadora argentina Dra. Daniela Perrota, especialista em internacionalização da educação superior. Sua palestra versará sobre a importância da educação para integração regional, com o objetivo de qualificar ainda mais todo o processo de concepção do Instituto Binacional entre Brasil e Paraguai. O evento ocorrerá no miniauditório do campus JU (sala C203), das 18h às 21h.