Você está aqui: Página Inicial > Notícias > GT da Internacionalização define metodologia e marca para 5 de março primeiro evento público

A primeira reunião do grupo, que estuda a criação de um instituto binacional, foi realizada nesta sexta-feira (2)
publicado: 02/02/2024 16h18, última modificação: 02/02/2024 16h18

O Grupo de Trabalho que estuda a internacionalização da UNILA e a possível criação de um instituto binacional com a Universidad Nacional del Este (UNE), no Paraguai, realizou sua primeira reunião nesta sexta-feira (2). Foram definidas a metodologia a ser utilizada e o primeiro evento público, marcado para 5 de março.

A metodologia inclui realização de seminários formativos e fóruns de debate, como forma de consulta às comunidades nacional e internacional, resgatando o trabalho histórico de formação da UNILA, descrito nos livros "UNILA - Consulta Internacional: Contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica da UNILA" e  “A UNILA em Construção - Um projeto universitário para a América Latina”.

O primeiro seminário formativo, com a participação de membros do GT e representantes dos estudantes e de sindicatos de docentes e servidores técnico-administrativos, será realizado no dia 5 de março, na UNILA, e terá como tema a Integração Regional. Após cada um dos seminários formativos, serão realizados fóruns de debate. O primeiro está programado para 11 de março.

Outros dois seminários, seguidos de fóruns de debate, devem ser realizados em abril e maio com as temáticas “Relações Paraguai-Brasil” e “Internacionalização da Educação Superior”. As datas e locais dos eventos ainda serão definidas.

Internacionalização

A contribuição da Universidade para a internacionalização do ensino superior no Brasil, com um quadro de estudantes e docentes oriundos de várias partes da América Latina e uma base curricular voltada para a região motivou o Ministério da Educação (MEC) a instituir o grupo de trabalho, que inclui ainda representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério das Relações Exteriores e do próprio MEC. Do lado paraguaio participam o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai (Conacyt) e Ministério da Educação. Caso o GT aponte condições favoráveis à criação do Instituto, uma das possíveis sede é Ciudad del Este.

De acordo com informações da Sesu, com a instituição deste GT o governo federal pretende retomar o projeto inicial da UNILA como uma Universidade que contribui efetivamente para a integração latino-americana, a começar pela inclusão do país vizinho, o Paraguai.

Novos rumos para a integração: MEC e UNILA criam GT para estudos de internacionalização da Universidade