Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes montam bicicletas para uso coletivo entre as unidades da UNILA

Vida Universitária

Estudantes montam bicicletas para uso coletivo entre as unidades da UNILA

Projeto ¡Vamos en Bici! disponibiliza três bikes e “bicipontos” para deslocamentos da comunidade acadêmica
publicado: 21/03/2019 17h01, última modificação: 22/03/2019 10h31

Os estudantes que se deslocam diariamente entre as unidades da UNILA (Jardim Universitário e Parque Tecnológico Itaipu, principalmente) podem contar com o transporte interunidades da Universidade, mais conhecido como “Intercampi”. Porém, há aqueles que prefiram outro tipo de transporte, como a bicicleta, por exemplo.

Bicicletas à disposição da comunidade acadêmica

Mas, nem sempre o estudante tem uma bike à disposição para fazer o seu itinerário. Foi pensando nessa forma de transporte que o coletivo “¡Vamos en Bici!” resolveu se mobilizar para oportunizar que outras pessoas possam ir de uma unidade à outra da UNILA pedalando.

A ideia surgiu de um grupo de estudantes que já usam a bicicleta como meio de transporte diário, e resolveu incentivar a prática, por considerar “o caráter autônomo, sustentável e integrativo” do ciclismo urbano. De acordo com os estudantes, a iniciativa associa-se diretamente à permanência estudantil, “sendo chave para a emancipação no transporte universitário”.

Toda a comunidade universitária pode utilizar as bikesO grupo, formado por oito estudantes, submeteu o projeto como uma das atividades que compõem as ações de recepção dos calouros. Com a aprovação, eles começaram a trabalhar. Arrecadaram peças doadas, compraram outras, montaram, reformaram e personalizaram três bicicletas, que podem ser usufruídas por toda a comunidade universitária. As bikes foram apelidadas carinhosamente de “interbicis” (em alusão ao “intercampi) e têm até nomes: Abya Yala, Pindorama e Peabiru.

Ferramentas disponíveis na oficina coletivaAlém disso, foi organizada uma oficina coletiva, e o ponto onde as bikes devem ficar estacionadas também foi especialmente preparado e identificado como “Biciponto”, anexo ao espaço de convivência estudantil. Lá, o estudante pode retirar a bicicleta e até mesmo fazer pequenos reparos, caso necessário.

Os estudantes que integram o coletivo e são os responsáveis pelo projeto são: Karolina Mendes Pata; Alex Mateus Tito Ferreira; Cristian Filipe Lopes; Iara Mills Siqueira; Jorge Luis Gomes Martin Herrero; Lucas Godoi Augusto; Rodrigo Augusto Moura; e Rodrigo Alves de Queiroga, que também foi o responsável pela pintura do mural. O Edital de Acolhimento foi lançado pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), as pró-reitorias de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT), de Assuntos Estudantis (PRAE), de Extensão (PROEX), de Graduação (PROGRAD) e a Reitoria

Biciponto teve uma pintura personalizada para marcar a localização

Integração

Além de disponibilizar as bikes, o coletivo promove encontros e eventos para incentivar a integração e o debate acerca da mobilidade urbana sustentável. “Partimos da ideia da conscientização sobre a redução da dependência diária relacionada ao uso de combustíveis fósseis para trajetos curtos. Encontramos na bicicleta uma ferramenta de incentivo à autonomia. Além disso, pedalamos, principalmente, pelo prazer e o direito de ir ‘en bici’”, complementa o coletivo.

O próximo encontro do “¡Vamos en Bici!” será no sábado, dia 30 de março, às 14h, no Espaço Autônomo Estudantil (JU). Será apresentado o documentário “Ciclos”, seguido de um debate sobre direito à cidade, cicloativismo e leis de trânsito.

Confira a programação completa (os encontros são quinzenais):

13/04 - Fundamentos da Bicicleta Latino-Americana - Conversa sobre a História da Bicicleta e Oficina de Mecânica básica / Charla acerca de la Historia de la Bicicleta y Taller de Mecánica básica.
27/04 - Bicicleta, gênero e arte! Debate sobre mulheres no pedal e autonomia e confecção de camisetas / Debate acerca de las mujeres en los pedales y autonomía y confecciones de camisas.
25/05 - Movimentos de campo II - Segunda saída para conhecer os produtores de alimentos da região / Segunda salida para conocer a los que producen alimentos en la región.
08/06 - Pedalada de Celebração: As ruas são nossas! Evento aberto para todos, com o intuito de levar as bicicletas para as ruas da cidade, promovendo a conscientização e a visibilidade desta no trânsito, em clima descontraído e de celebração!

Para acompanhar o coletivo nas redes sociais, acesse a página do Facebook, Instagram ou faça parte do grupo de WhatsApp. Também é possível fazer o download do Zine do “¡Vamos en Bici!”.