Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da UNILA participam de força-tarefa na Ponte da Amizade para receber brasileiros

Vida Universitária

A ação foi coordenada pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu para evitar a propagação da Covid-19
publicado: 23/04/2020 19h19, última modificação: 24/04/2020 09h12

Estudantes de Medicina da UNILA e de Enfermagem da Unioeste participaram de uma força-tarefa na Ponte da Amizade, para receber um grupo de brasileiros que estava no Paraguai há mais de 30 dias. A ação, montada na Ponte Internacional da Amizade, iniciou-se nesta quinta-feira (23) com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus. O primeiro grupo, com cerca de 60 pessoas, passou por avaliações médicas e exames.

O trabalho é coordenado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, com apoio da UNILA e da Itaipu Binacional, sob a coordenação de médicos do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A expectativa é de que cerca de 300 brasileiros cheguem a Foz do Iguaçu até esta sexta-feira (24). Grande parte do grupo é estudante de Medicina no Paraguai.

Os acadêmicos da UNILA aferiram a temperatura dos brasileiros e também entrevistaram o grupo, o que contribui para se chegar a um diagnóstico (anamnese). O protocolo também inclui a testagem para Covid-19 de todos que ingressarem em território brasileiro. Aqueles que não apresentarem sintomas e tiverem condições de seguir viagem às cidades de origem serão liberados. Os demais poderão aguardar em hotéis que disponibilizaram leitos ao município.

Para o estudante de Medicina da UNILA João Paulo Batista de Souza, que participou da força-tarefa, esta é uma ação que traz muito aprendizado sobre como trabalhar de forma integrada. “Apesar de trabalharmos na fase inicial, está sendo muito enriquecedora esta experiência para nossa formação, com intercâmbio de conhecimentos”, relata. Participam da força-tarefa a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Defesa Civil de Foz do Iguaçu e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Barreira sanitária

Estudantes do curso de Medicina da UNILA e do curso de Enfermagem da Unioeste estão atuando em três barreiras sanitárias instaladas nos acessos a Foz do Iguaçu, como forma de combate ao novo coronavírus. Os alunos ficam diariamente nas aduanas da Ponte Internacional da Amizade e da Ponte Tancredo Neves, além do Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-277.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
*Foto 1 cedida pela PMFI / Crédito: Christian Rizzi