Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egresso da UNILA é destaque em pesquisas sobre mecânica das estruturas

Egresso da UNILA é destaque em pesquisas sobre mecânica das estruturas

Engenheiro civil de Infraestrutura está desenvolvendo um modelo de dano acumulado do concreto sob cargas usando um modelo numérico
publicado: 30/12/2021 16h49, última modificação: 03/01/2022 14h05

Emerson Félix praticamente viu a UNILA nascer. Em 2010, ele foi aluno da primeira turma da Universidade, a chamada turma pioneira, no curso de Engenharia Civil de Infraestrutura (ECI). Após a formatura, ele foi o primeiro aluno de ECI a ingressar e concluir mestrado, no programa de pós-graduação em Engenharia das Estruturas da USP de São Carlos. Atualmente, Emerson está fazendo doutorado na USP e suas pesquisas na área de mecânica das estruturas e métodos numéricos estão sendo destaques em congressos nacionais e internacionais.

Emerson Félix foi aluno da primeira turma daUNILA, no curso de Engenharia Civil de Infraestrutura (ECI)Neste ano, artigos associados à pesquisa de doutorado foram premiados no 62º Congresso Brasileiro do Concreto (melhor artigo científico da Macrorregional Sudeste) e no Congreso Latino-Americano de Patología de Construcción y de Calidad en la Construcción (Trabajo de Excelencia Técnica-Científica en Patología de las Construcciones). Na pesquisa, o doutorando está desenvolvendo um modelo de dano acumulado para a simulação do comportamento mecânico do concreto sob cargas cíclicas, usando o Método dos Elementos Finitos.

Mesmo tendo concluído o curso de graduação na UNILA há quase seis anos, Emerson continua mantendo contato com a Universidade. A tese de doutorado, por exemplo, está sendo co-orientada pela professora Dra. Edna Possan, da UNILA. “Meu envolvimento com a pesquisa teve início já no segundo semestre na graduação, quando participei de projetos de iniciação científica. Até hoje sigo envolvido em pesquisas desenvolvidas na UNILA, participando dos grupos de pesquisa “Laboratório de Desempenho, Estruturas e Materiais – LADEMA” e “Carbon Use and Capture in the Construction Industry”, onde trabalho com a professora Edna, minha co-orientadora”, explicou o estudante. Seu orientador do doutorado é o professor Dr. Rogério Carrazedo.

Além de se dedicar à pesquisa do doutorado, Emerson Félix também está atuando como docente. Há três anos, ele leciona no curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. E o principal plano para o futuro é continuar centrado na carreira acadêmica. “Eu acho que o meu contato com a pesquisa me fez acreditar que a ciência é muito importante para o desenvolvimento do nosso país e que o professor é um agente transformador, que pode mudar a vida de muitos adolescentes que não possuem recursos e oportunidades, como era o meu caso. Eu me sinto eternamente grato ao governo, que na época da minha graduação fomentou os meus estudos. Sou grato, também, aos professores incríveis que tive e me fizeram querer estar do outro lado, transmitindo tudo o que eu aprendi”.

Mapa de Egressos

A UNILA lançou, em novembro de 2021, o Mapa de Egressos, uma ferramenta que tem o objetivo de acompanhar a trajetória dos ex-alunos da instituição. Na página do Mapa, os unileiros contam com um formulário em que podem manter um cadastro atualizado para que a UNILA possa acompanhar os caminhos profissionais e acadêmicos trilhados pelos estudantes que já passaram por aqui. Por meio dessa ferramenta, a Universidade poderá manter uma comunicação permanente com os egressos. Além disso, o Mapa poderá balizar novas propostas de serviços e programas institucionais voltados para esses profissionais.