Você está aqui: Página Inicial > Notícias > EDUNILA lança obra que analisa a participação das mulheres na sociedade

EDUNILA lança obra que analisa a participação das mulheres na sociedade

Mulheres entre fronteiras – olhares interdisciplinares desde o Sul reúne artigos de pesquisadoras, advogadas e lideranças de organizações da sociedade civil
publicado: 26/07/2019 13h00, última modificação: 26/07/2019 13h17
Exibir carrossel de imagens Capa do Livro mulheres entre fronteiras - olhares interdisciplinares desde o Sul

Um livro em que nove mulheres expõem seus olhares sobre a equidade de gênero a partir da universidade, do Direito e da sociedade civil é a nova publicação da EDUNILA (Editora Universitária da UNILA). Organizado por Silvia Lilian Ferro e Thaíse Vieira Thomé, Mulheres entre fronteiras – olhares interdisciplinares desde o Sul será lançado na segunda-feira, 29, às 19 horas, no Centro de Convivência da OAB (Rua Perdigão, 380, Vila A). O evento é aberto a todos. A apresentação será seguida de sessão de autógrafos.

capa do livro Mulheres entre fronteiras - olhares interdisciplinares desde o Sul

Fruto do curso de extensão Ciclo de Formação em Incorporação da Perspectiva de Gênero nas Políticas Públicas, a obra, segundo as autoras, vem a público com a intenção de “gerar perspectivas transversais e regionais em equidade de gênero, ultrapassando barreiras culturais e linguísticas”. Promovido em conjunto com a Comissão da Mulher Advogada de Foz do Iguaçu, o curso foi desenvolvido em 2016, na UNILA, e contou com aulas ministradas em português e espanhol. Bilinguismo que seguiu no livro. “O projeto (curso) foi desenvolvido tendo como público-alvo lideranças das mais diversas áreas de atuação da região da Tríplice Fronteira”, explicam as autoras na obra. Além disso, o ciclo teve como fim “desenvolver capacidades de análise na perspectiva de gênero e ferramentas teóricas capazes de promover a igualdade de gênero em suas áreas de atuação profissional, laboral ou de interesse social”, escrevem na apresentação da obra.

Olhares

Com cerca de 300 páginas, Mulheres entre fronteiras foi organizado seguindo “caminhos do diálogo na diversidade”. Por isso, os artigos foram separados em seções – intituladas “Olhares desde a academia”, “Olhares desde o Direito” e “Olhares desde as organizações da sociedade civil” – cujos nomes se baseiam no chamado “lugar de fala” das coautoras. No primeiro módulo, os artigos foram escritos por uma das organizadoras da obra, Silvia Lilian Ferro, docente da UNILA, e outras professoras de universidades brasileiras que proferiram palestras no curso.

Na segunda seção, “Olhares desde o Direito”, como o nome indica, o livro traz análises feitas por advogadas, entre elas, Thaíse Vieira Thomé, que participaram do ciclo. “Elas nos trazem um olhar enriquecido pela prática diária do Direito e, também, trabalham tenazmente para inserir esta temática nas organizações profissionais nas quais transitam”, explicam as organizadoras na abertura da obra. De acordo com ambas, os artigos dessa seção, apesar de escritos de forma independente, se conectam entre si.

O livro se encerra com o módulo “Olhares desde as organizações da sociedade civil”, que reúne artigos assinados por duas mulheres que atuam em organismos não governamentais e desenvolvem ações tanto em âmbito nacional quanto internacional e que também proferiram palestras no ciclo de formação.

Advogada e, entre outros, mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Estrasburgo e consultora do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH) para os temas refugiados e migrações, Gabriela Cunha Ferraz é autora de “O multiculturalismo e a relativização dos direitos das mulheres”.

Seu artigo é seguido do texto assinado por Lilian Soto Badaui: “Mujeres, política, paridad y transformación social en Paraguay”. Doutora em Medicina e Cirurgia pela Universidad Nacional de Asunción (Paraguay), máster em Políticas Públicas e Administração pela Ohio University (EUA), Lilian é paraguaia e possui uma intensa atuação política no seu país. Vereadora por Assunção em duas legislaturas, a autora é uma das fundadoras do Movimiento Kuña Pyrenda, pelo qual foi candidata presidencial em 2013.

Serviço:

Lançamento de Mulheres entre fronteiras – olhares interdisciplinares desde o Sul, organizado por Silvia Lilian Ferro e Thaíse Vieira Thomé

Quando: 29 de julho
Local: Centro de Convivência da OAB – Rua Perdigão, 380, Vila A, Foz do Iguaçu
O evento é aberto a todos
Informações: 45 3529-2770/2788/2749