Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois programas de pós-graduação lançam editais para bolsas de pós-doutorado

Dois programas de pós-graduação lançam editais para bolsas de pós-doutorado

Financiadas pela Capes, as bolsas são destinadas aos programas de pós-graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade e em Biodiversidade Neotropical
publicado: 27/01/2023 10h02, última modificação: 27/01/2023 10h02

Dois programas de pós-graduação da UNILA estão com inscrições abertas para seleção de bolsistas de pós-doutorado. As bolsas são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do seu Programa de Desenvolvimento de Pós-Graduação - Pós-Doutorado Estratégico e têm duração de até 24 meses. Cada programa lançou sua própria seleção, onde constam o cronograma e os critérios de seleção.

Biodiversidade Neotropical

O Programa de Biodiversidade Neotropical (PPGBN) oferta uma bolsa de pós-doutorado para atuação e desenvolvimento de plano de trabalho referente ao projeto “Fortalecimento de linhas de pesquisa em biodiversidade e consolidação do mestrado em Biodiversidade Neotropical da UNILA”. Podem participar candidatos que tenham título de doutor há no máximo cinco anos, ter formação de doutorado na área de desenvolvimento do projeto e residir na cidade de Foz de Iguaçu durante todo o período de vigência da bolsa. As inscrições estão abertas até o dia 3 de fevereiro, por meio do Sistema Inscreva. As informações completas sobre a seleção estão disponíveis no Edital PPGBN 35/2022.

Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade

Podem participar da seleção de bolsistas de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES) candidatos brasileiros e estrangeiros que possuam visto permanente no país. Preferencialmente, o candidato precisa ter conhecimento em síntese orgânica (para a síntese dos líquidos iônicos) e em eletroquímica (para o estudo dos dispositivos de energia). O bolsista atuará no laboratório de Síntese e Caracterização de Materiais na UNILA, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). As inscrições estão abertas até o dia 6 de fevereiro e os interessados devem enviar link do Currículo Lattes e telefone de contato para o e-mail coordenacao.ppgies.unila.edu.br. Para mais informações, acesse a Chamada Pública 02/2023.