Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desafios políticos, econômicos e socioculturais da integração africana são focos do livro do professor Mamadou Diallo
conteúdo

Pesquisa

Desafios políticos, econômicos e socioculturais da integração africana são focos do livro do professor Mamadou Diallo

A obra "África Ocidental: oportunidades e desafios da integração regional" será lançada nesta quarta-feira (10), às 19h, em encontro virtual
publicado: 09/03/2021 09h00, última modificação: 09/03/2021 09h26

Um olhar sobre as relações interafricanas e sobre os desafios políticos, econômicos e socioculturais da integração africana permeia o livro África Ocidental: oportunidades e desafios da integração regional (Editora Hucitec), do professor do curso de Relações Internacionais da UNILA Mamadou Alpha Diallo. O lançamento será nesta quarta-feira (10), às 19h, em encontro virtual com o autor e aberto ao público.

A obra é resultado de pesquisas durante um doutorado na UFRGS e como docente na UNILA, onde Diallo é integrante do grupo de pesquisa sobre a Tríplice Fronteira. “O livro aproveita bastante as teorias latino-americanas (cepalinas), as quais uso para mostrar que o pensamento latino-americano da década de 1960 também servia para a África”, explica o professor. Na UNILA, ele realizou pesquisas com enfoque na integração comparada entre América Latina e África Ocidental.

Origem integracionista

No livro África Ocidental, Diallo parte da hipótese de que o pertencimento dos Estados a múltiplas organizações de integração regional constitui o principal problema da construção e da consolidação de uma unidade integrada econômica, política, social e cultural. “Esse pertencimento se deve à herança colonial e, portanto, é problemático falar em integração africana tendo como referência e ponto de partida a colonização”, esclarece.

Nesse sentido, “um dos principais desafios é definir o começo do processo de integração, a sua origem, e a partir disso avançar melhor os processos”, aponta. Essa hipótese levantada no livro parte de observações das incoerências entre os objetivos da integração regional e a criação fragmentada de instituições econômicas e monetárias baseadas nos laços coloniais e nas rivalidades internas.  

O autor traz uma análise sobre organizações de integração econômica e monetária, como a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) – um espaço, como explica o autor, onde já havia uma integração sob domínio do império de Mali, antes do período de colonização francesa. “A França conservou essa federação – África Ocidental Francesa – a partir da independência e fragmentou isso em 15 países”, explica.

Diallo aponta que a CEDEAO e outras organizações, como a União Econômica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA) e a Zona Monetária da África Ocidental (ZMOA), apresentam interesses particulares tanto interna quanto externamente e, consequentemente, o sonho da real unidade política e econômica demora a se concretizar. Ele também pontua que a integração da África Ocidental acontece sobretudo no âmbito sociocultural. “Há cada vez mais um reconhecimento da proximidade cultural e histórica”, afirma. 

Lançamento do livro África Ocidental: oportunidades e desafios da integração regional

Data: 10 de março
Horário: 19h
Local: Google Meet 
Não é necessário realizar inscrição para participar do evento
Onde encontrar o livro: Editora Hucitec