Institucional
Cursos da UNILA obtêm notas 4 e 5 em avaliação do MEC
Sete cursos da UNILA foram avaliados, entre o final de março e o início de abril, por comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Os cursos de Biotecnologia, Geografia Licenciatura e História Licenciatura obtiveram o conceito 5, ou seja, “excelente”. Já os cursos de Engenharia Química, Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Filosofia e Matemática obtiveram nota 4, que equivale a “muito bom”.
Na visão do pró-reitor de Graduação da UNILA, Lúcio Flávio Gross Freitas, “a avaliação dos cursos feita pelo Inep/MEC é, na verdade, o retrato de como esses cursos vêm respondendo às expectativas e finalidades”. Com essas novas avaliações, chega a 23 o número de cursos de graduação da UNILA já avaliados (de um total de 29). “Destes, 22 têm notas entre 4 e 5 (muito bom e excelente), o que é um resultado extremamente positivo, mostrando que, sim, os cursos têm atendido à sua finalidade social, com impacto direto não apenas na questão local, mas também regional e internacional, que é o foco da nossa Universidade”, salienta.
Para Gross, “a ótima avaliação dos cursos de graduação da UNILA reafirma não só a qualidade dos cursos, mas a qualidade da Universidade como bem público. Ratificamos, assim, o nosso compromisso com o ensino superior gratuito e de qualidade”. O pró-reitor ressalta, ainda, que “a nota reflete um compromisso institucional não só com a avaliação, mas com os corpos docente, discente, técnico e, principalmente, com a sociedade como um todo”.
O coordenador do curso de Geografia, Breno Viotto Pedrosa, declara que “é uma grande satisfação ver todo o nosso esforço dando resultado. Isso mostra o trabalho consistente de todo o corpo docente”. Para ele, o curso ainda tem alguns desafios, como a ampliação do corpo docente e a redução da evasão, mas “a avaliação já mostra os frutos do comprometimento de toda a equipe”.
A coordenadora do curso de Biotecnologia, Carla C. Grade, destaca que a avaliação do curso com nota 5 reflete “o trabalho duro que tem sido feito, com grande comprometimento pelos professores, coordenadores de curso, técnicos e também pelos próprios alunos. Eles (discentes) ‘vestem a camisa’, e isso foi percebido pela comissão de avaliação do Inep/MEC”, relata. “Saber que temos pelo que trabalhar e por quem trabalhar nos dá uma força extra, e sabemos que temos muita coisa para melhorar, mas este é o primeiro resultado de um esforço coletivo. Agora, vamos continuar batalhando para manter essa nota o mais alta possível”, completa.
O coordenador do curso de Matemática, Cleilton Aparecido Canal, destaca: “Ficamos muito contentes com o bom desempenho do curso de licenciatura em Matemática na avaliação do MEC. Esta nota reflete o comprometimento dos alunos, docentes e técnicos com a implantação do curso. Essa avaliação é um importante instrumento para que possamos identificar quais aspectos exigem mais atenção por parte do curso e da UNILA, de modo a implementarmos ações que contribuam para a consolidação do curso, bem como para a melhoria na qualidade”.
Esta também é a opinião da coordenadora do curso de Engenharia Química, Andréia Cristina Furtado. “A visita do MEC nos deixa com um resultado muito gratificante. Mostramos que, como instituição, a UNILA tem projetos diferenciados, voltados para a integração e desenvolvimento da região e de toda a América Latina. Na Engenharia Química, a nota 4 foi alcançada com muito esforço, otimizando os recursos disponíveis para criar um curso sólido e de qualidade, e traz consigo a consolidação de todo o trabalho realizado no sentido de formar excelentes profissionais, comprometidos com a profissão e com a sociedade”, declara.
Para o professor Rogério de Campos, que é coordenador do curso de Filosofia, “a nota geral 4 é um resultado muito bom para o curso, cujos professores, além de ministrarem aulas para o curso de licenciatura, também atendem a todos os 29 cursos da Universidade, com as matérias do Ciclo Comum de Estudos. A boa avaliação conquistada consolida o curso em sua proposta, a formação acadêmica de filósofos e filósofas, bem como a formação de professores e professoras de Filosofia, com competência em contextos bilíngues e interculturais no campo da pesquisa e da docência. Ressaltamos o equilíbrio entre ensino, pesquisa e extensão como um fator de sucesso, bem como a diversidade curricular da História da Filosofia europeia e latino-americana”.
Como funciona a avaliação
O Inep é o órgão responsável pelo sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, e garante a transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade.
Os instrumentos que dão base à produção de indicadores de qualidade e aos processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas - como esta realizada na UNILA recentemente.
No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.
O pró-reitor Lúcio Gross explica que “esta [pela qual estes sete cursos passaram] é a avaliação de reconhecimento. É a primeira das que um curso [após implementado] passa durante a sua vida. É apenas uma das avaliações que atestam a qualidade da Universidade”.
Assim, cada curso é avaliado separadamente, em datas específicas. Na visita, que dura dois dias, os avaliadores analisam todas as documentações relativas ao curso, fazem visitas in loco nas instalações da Universidade e reúnem-se com a Comissão Própria de Avaliação, com o Núcleo Docente Estruturante, com o Colegiado de Curso e com os corpos discente e docente. Apenas após reunir as informações sobre todos esses elementos, os avaliadores concluem o trabalho e atribuem a nota. O conceito final é composto pela média entre as notas das seguintes dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura.