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Vida Universitária

Comunidade acadêmica participou em peso da 5ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão

Foram mais de 450 apresentações de trabalho sobre experiências e resultados de projetos de iniciação científica e tecnológica, ações de extensão e programas de ensino
publicado: 27/10/2023 09h54, última modificação: 27/10/2023 09h54

5ª SIEPE em númerosUma semana de integração e troca de conhecimentos. É assim que pode ser resumida a última edição da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), realizada de 16 a 20 de outubro. Considerada o principal evento científico da UNILA, a SIEPE é um espaço para estudantes compartilharem experiências e resultados obtidos durante a participação em projetos de iniciação científica e tecnológica, ações de extensão e programas de ensino. Ao todo, foram 435 trabalhos apresentados. Os mais bem avaliados foram premiados em uma cerimônia de menção honrosa, realizada na sexta-feira (20).

No 12º Encontro Anual de Iniciação Científica e 8º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI), um dos três subeventos que integram a SIEPE, foram 148 trabalhos apresentados em nove áreas de conhecimento. “A qualidade dos projetos de iniciação científica foi um dos destaques neste ano. Percebemos uma diversidade nos temas e uma preocupação de contribuir no âmbito social e na questão territorial. Muitas pesquisas preocupadas com os processos de internacionalização Sul - Sul. A socialização desses trabalhos no EICTI acaba cumprindo uma função social importante, não apenas do ponto de vista pedagógico e acadêmico, mas também pela relevância do compartilhamento dessas ideias com a sociedade”, salientou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Laura Fortes.

Cerimônia de menção honrosa da 5ª SIEPE

As apresentações foram acompanhadas por um Comitê Externo de Avaliação, formado por bolsistas de produtividade do CNPq, que contribuem para avaliar os projetos e o evento em si. Conforme Laura Fortes, a participação e avaliação desse Comitê está diretamente ligada ao número de bolsas que o CNPq poderá disponibilizar para a Universidade em 2024. “Um ponto que foi destacado pelo próprio Comitê é que a UNILA coloca muitos recursos próprios para Apresentação EICTIbolsas de iniciação científica. Isso mostra o quanto a instituição tem preocupação com o fomento da pesquisa na Graduação, além de ter um compromisso em melhorar todo o sistema de iniciação científica, de distribuição e de acompanhamento dessas bolsas”, destacou a pró-reitora, que lembrou que o número de bolsas de Iniciação Científica subiu de 22 para 60 em 2023.

Sobre a organização do EICTI, a pró-reitora disse que a experiência acumulada nos últimos anos vem contribuindo para melhorar a qualidade do evento. Ela destacou o trabalho das equipes da Divisão de Iniciação Científica e do Departamento de Pesquisa, além do auxílio dos alunos que atuaram como monitores, pelo comprometimento na organização do Encontro.

Extensão

Apresentação SEUNI

No 10º Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI) foram 157 apresentações de ações de extensão em áreas temáticas como Tecnologia e Produção; Saúde; Meio Ambiente; Educação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; e Comunicação. Destes, 36 receberam menção honrosa. Além dos certificados, os apresentadores receberam um troféu feito em impressão 3D, idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Divisão
de Apoio Logístico aos Laboratórios (DALL) e o Labmaker.

Prêmio SEUNIPara o pró-reitor de Extensão, Rogério Motta Moreira, o SEUNI é um espaço importante que fortalece o caráter democrático e participativo do ambiente universitário com a sociedade. “O SEUNI representa um espaço de troca de experiências e de vivências, ao mesmo tempo em que é um espaço de qualificação dos discentes que atuam na extensão. Em conjunto com o EICTI, SAFOR e Mostra de Cursos, foi um momento de encontros e realizações de diversas iniciativas voltadas à formação discente e à produção de conhecimento”, destacou.

Além das apresentações de trabalho, o SEUNI trouxe, neste ano, uma mesa temática sobre "Ciências Básicas na Vanguarda - A Importância da Extensão Curricular para os ODS", com as professoras Gislaine Camila Lapasini Leal (UEM) e Camila Silveira da Silva (UFPR).

 

SAFOR

Outro evento que faz parte da SIEPE é o 4º Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR). No SAFOR, discentes apresentaram relatos das experiências vivenciadas por eles nos programas de ensino da UNILA, sejam como monitores, como tutores – incluindo bolsistas – ou como estudantes participantes de uma destas ações. “Eles vêm socializar essa experiência no evento, e nós buscamos organizar a apresentação do trabalho para permitir que estudantes de diferentes programas possam conhecer a experiência do outro”, explica a servidora técnica em Assuntos Educacionais do Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno (DAAA), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Vanessa Woicolesco.

Monitores SAFORO evento incentiva a participação dos estudantes em várias iniciativas. Com isso, durante sua vida acadêmica, os alunos podem, por exemplo, participar de uma atividade de extensão, posteriormente em uma monitoria acadêmica e, em seguida, na iniciação científica e, assim, sucessivamente, constituir sua trajetória na Universidade. “E é importante destacar que muitos dos nossos avaliadores [dos relatos apresentados no SAFOR] são egressos da graduação e hoje são nossos estudantes de mestrado ou de doutorado. Então, é muito importante ver estudantes que outrora participaram do programa de monitoria acadêmica, por exemplo, voltando como avaliadores”.

Em 2023, foram 130 trabalhos apresentados no SAFOR, referentes a 10 programas de ensino: Programa de Monitoria Acadêmica (PROMA); Monitoria de Ensino na modalidade da promoção da permanência de estudantes indígenas, refugiados e portadores de visto humanitário; Monitoria de Ensino na modalidade de promoção da Inclusão e Acessibilidade; Programa de Educação Tutorial (PET/Conexões de Saberes); Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde); Programa de Residência Pedagógica; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); Programa de Apoio à Participação de Discentes em Eventos (PAPADE); Programa de Apoio a Discente em Trabalho de Conclusão de Curso (PADTCC); e Tutoria para discentes haitianos.

Mostra de cursos

Além de compartilhar resultados com a própria comunidade acadêmica, outro objetivo da SIEPE é abrir as portas da UNILA para que a comunidade de Foz e região conheça a Universidade. E um dos espaços em que essa interação mais acontece é na Mostra de Cursos, onde é possível conhecer em detalhes os 29 cursos de graduação, explorando suas características, conteúdos estudados e possibilidades.

Nesta edição, mais de 3 mil pessoas passaram pela Mostra. Entre eles, estudantes de 40 turmas de colégios públicos e particulares da região. “O nosso principal público são os alunos de ensino médio, que vêm para pesquisar caminhos acadêmicos que podem ser trilhados na UNILA. Mas percebemos que há também uma demanda espontânea da população local, de famílias que passam pela Mostra, e isso é muito importante para nós”, disse o pró-reitor de Graduação, Antônio Machado.

O pró-reitor também reconheceu o envolvimento de todos os cursos na montagem da Mostra e participação no evento. “Todos apresentaram estandes interessantes, trouxeram desafios, brindes e materiais para interação com as escolas. Neste ano, também tivemos uma participação institucional mais forte. A Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais esteve presente, a Biblioteca, a Editora, e foi importante ter o estande das representações estudantis, com a presença do Diretório Acadêmico e das Atléticas”.