Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo portal da UNILA entra em funcionamento
conteúdo

Institucional

Novo portal da UNILA entra em funcionamento

O novo site leva em consideração a navegabilidade, acessibilidade e é responsivo a diferentes plataformas
publicado: 11/01/2019 07h00, última modificação: 15/01/2019 16h27

Quem acessar o site da UNILA a partir deste sábado (12) vai se deparar com um layout totalmente diferente do que estava no ar desde 2012. O portal foi completamente reformulado, levando-se em consideração as necessidades e o crescimento da Universidade nos últimos anos. 

O site é o principal veículo de comunicação da Universidade, abarcando tanto informações institucionais quanto conteúdos de serviço à comunidade acadêmica, além da seção de notícias sobre a UNILA. Tendo em vista a necessidade de modernização e atualização tecnológica, a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC), em parceria, elaboraram o projeto, com o foco principal de melhorar a usabilidade e tornar a navegação mais intuitiva para o usuário.

De acordo com a publicitária Priscilla Domingues, responsável pelo projeto na SECOM, o processo envolveu diversas etapas, como “pesquisa com públicos internos e externos, análise de acessos, reorganização de conteúdos e estudos de usabilidade e navegabilidade; tudo isso, reunido em um layout mais moderno e responsivo”.

As principais diferenças que o usuário vai encontrar dizem respeito à arquitetura da informação: o novo portal leva em conta os conteúdos mais buscados por cada público, e os apresenta de maneira simplificada e com menor necessidade de cliques. Além disso, atende às exigências legais de acessibilidade, além de ser responsivo às mais diferentes plataformas - desktop, tablet e smartphone.

Na prática, significa que, externamente, ficará mais fácil para a população interessada em qualquer informação ou serviço da UNILA encontrar o conteúdo no site. Internamente, houve também um ganho para diversas áreas administrativas que não possuíam páginas próprias e, agora, terão um espaço mais adequado às suas necessidades.

Conforme o técnico em Tecnologia da Informação responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, João Pedro dos Santos Thomé, o site foi trabalhado com base no Portal Institucional do Governo Federal, que já é utilizado por diversos órgãos públicos brasileiros. “Além da responsividade, outro ganho é que o CMS de código aberto Plone é extremamente rápido, seguro e expansível, e possui um sistema de workflow que faz com que seu uso cotidiano seja muito mais simples e eficiente”. A ferramenta também tem a vantagem de ser completamente gratuita e estar em constante atualização.

Transição

Durante o período de transição, o site antigo ainda estará no ar, de forma que nenhuma informação seja perdida e o histórico dos conteúdos possa estar acessível a quem tiver interesse - porém, não será mais atualizado a partir deste dia 12. Posteriormente, funcionará apenas o endereço novo.

Comunicação Digital

O lançamento do portal, que entra em funcionamento no dia do aniversário de nove anos da UNILA, integra um pacote de soluções digitais que estão sendo implementadas pela SECOM. “O lançamento do novo portal da UNILA é um passo importante para que os serviços digitais da Universidade estejam cada vez mais alinhados às tendências e aos novos padrões de comunicação na internet”, observa Priscilla.

Além do novo portal, a Secretaria de Comunicação lançou, recentemente, seu sistema de gestão de demandas, o Comunica, no qual toda a comunidade pode registrar solicitações de serviços à SECOM. O Comunica permite uma melhor gestão dos trabalhos de Comunicação, além de melhorar o feedback para os solicitantes.

Outro produto recém-reformulado foi o Informativo La Semana Unilera, o veículo oficial de comunicação interna da UNILA. O La Semana já está em seu sexto ano, e é encaminhado a toda a comunidade universitária, duas vezes por semana. No final de 2018, o informativo passou por mudanças de layout, reestruturação editorial e reformas técnicas.

Em casos de dúvidas ou sugestões a respeito do novo portal, a comunidade pode enviar e-mail para site@unila.edu.br.

registrado em: ,