Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o processo seletivo de Música podem ser feitas até dia 31 de janeiro

Processo Seletivo

Candidatos podem utilizar nota das cinco últimas edições do Enem - 2014 a 2018; Música é o único curso da UNILA que não usa o Sisu para selecionar estudantes
publicado: 14/01/2019 23h00, última modificação: 30/01/2019 09h51
Mão segurando uma baqueta junto a uma bateria, com fumaça ao fundo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Música da UNILA. Neste ano, poderão participar da seleção estudantes que concluíram o ensino médio e fizeram, pelo menos, uma das cinco últimas edições do Enem (2014 a 2018). As inscrições terminam às 17h30 do dia 31 de janeiro e devem ser feitas por formulário eletrônico. As regras e o link para a inscrição estão disponíveis no edital PROGRAD 003/2019.

Seleção Música 2019

São 16 vagas: 5 para pesquisa em música, 1 para canto, 1 para criação musical, 4 para percussão, 3 para piano e 2 para violão. O número de vagas para o processo seletivo nacional de 2019 foi ampliado para 16 em razão do não preenchimento por estrangeiros.

Do total de vagas, 52% são destinadas a estudantes que concorrem pelo sistema de cotas. A apuração e a comprovação das condições dos cotistas serão realizadas por bancas, designadas pela Reitoria da UNILA.

Música é o único curso da UNILA que não utiliza o Sisu para a seleção de estudantes. Na inscrição, o candidato deverá apontar a edição do Enem com a qual irá concorrer. O processo seletivo está dividido em duas etapas: desempenho no Enem e prova de habilidades específicas – um vídeo onde o candidato demonstra os conhecimentos prévios na habilidade escolhida no ato da inscrição (canto, violão, percussão ou piano). As duas etapas são classificatórias e eliminatórias.

A banca de seleção poderá remanejar candidatos para outras ênfases, no caso de não preenchimento e de acordo com as habilidades demonstradas no vídeo encaminhado.

O resultado da primeira etapa, de acordo com a nota do Enem escolhido, será divulgado no dia 4 de fevereiro. Os classificados para a segunda etapa serão convocados por edital próprio e deverão preencher o formulário a ser disponibilizado no site da UNILA, de 8 a 13 de fevereiro, anexando um vídeo, com duração de cinco a dez minutos; além de uma carta de apresentação, justificando a escolha da ênfase e/ou formação, e relatando sua experiência e seus conhecimentos musicais prévios. As exigências e os critérios de avaliação estão no edital PROGRAD 003/2019. O resultado final será divulgado no dia 19 de fevereiro, e as matrículas serão realizadas nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Curso de Música

O curso de Música da UNILA tem duas interfaces principais: a pesquisa em linguagem musical, história e repertório; e a possibilidade de desenvolvimento técnico, estético e de performance para violão, canto e piano.

O diferencial do bacharelado em Música é, além da ênfase na pesquisa, a abertura para a música popular, através do estudo da sua história, da prática instrumental e de disciplinas como improvisação, harmonia e arranjo.

A carreira é caracterizada pela ênfase na pesquisa musicológica e etnomusicológica, voltada para o estudo da história e linguagem musical de tradição europeia ocidental e para a produção musical da América Latina e Caribe, com estudos dos processos de formação dessas culturas musicais e suas particularidades. Saiba mais.